Home / Comunicação / Seminário sobre gestão feminina no enfrentamento à Covid-19 ocorre nos dias 7 e 8 de dezembro

Notícias

03/12/2021

Compartilhe esta notícia:

Seminário sobre gestão feminina no enfrentamento à Covid-19 ocorre nos dias 7 e 8 de dezembro

Seminário Hispano Luso Brasileiro – Políticas públicas de gênero no contexto da gestão local: enfrentamento à Covid-19 ocorrerá entre os dias 7 e 8 de dezembro. O evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pelo Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) com objetivo de debater a presença da mulher na política, a partir do exemplo de Portugal que foi o primeiro país europeu a alcançar a paridade de gênero na política.

O evento híbrido, que começará às 11h em Brasília, terá participações presenciais e on-line, pelo TVPortalCNM, no YouTube. A Associação de Estudos de Direito Regional e Local (Aedrel), encabeça a participação portuguesa, e Observatorio Internacional da Regulación das Entidades do Sector Público (Oiresp) e Secretaria Xeral de Igualdade da Xunta de Galicia por parte da Espanha.

A programação do primeiro dia de evento contará com a participação da ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, que palestrará sobre As políticas de gênero no ordenamento constitucional brasileiro. Em seguida, ocorrerão palestras de representantes de três países, que compõem o comitê organizador do evento sobre os mecanismos de incentivo e garantia da permanência das mulheres na política.

No segundo dia, os painéis contarão com a exposição de gestoras locais dos três países, expondo sobre suas experiências no enfrentamento a Covid-19. Em representação de Portugal palestrarão a presidente da Câmara de Tavira, Ana Paula Martins, e a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes. A prefeita de Lobios, na Espanha, Maria del Carmen Yañez, também participará do evento.

Do Brasil, estão previstas apresentações das prefeitas de Nova Ipixuna (PA), Graça Matos; de Monteiro (PB), Anna Lorena; e de São João d’Aliança (GO), Débora Barros. O evento termina na quarta-feira, dia 8 de dezembro, às 14h30. A participação é gratuita. 

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas