Home / Comunicação / Servidores municipais de seis capitais participam do CNM Qualifica nesta quinta

Notícias

25/04/2019

Compartilhe esta notícia:

Servidores municipais de seis capitais participam do CNM Qualifica nesta quinta

 assomasulMais seis capitais receberam o CNM Qualifica nesta quinta-feira, 25 de abril. A capacitação promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com as entidades estaduais têm como objetivo levar conhecimento técnico sobre diferentes áreas da gestão municipal para equipes de todos os Estados.

A última semana de abril está com agenda cheia e, hoje e amanhã, Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Macapá (AP), São Paulo (SP) e Vitória (ES) recebem os consultores de meio ambiente, finanças, gestão de pessoas, assistência social, educação e trânsito e mobilidade.

Paraíba e Mato Grosso do Sul
Das cinco capitais, João Pessoa é a única a concluir em um dia o curso. Das 8h às 18h, os gestores debateram com o consultor Eudes Sippel alternativas para incremento das receitas municipais. Para o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, o CNM Qualifica preenche uma demanda dos profissionais. “É importante a participação de prefeitos e servidores no curso para fortalecer as gestões nos Municípios”, justificou.

Em Campo Grande, a capacitação sobre meio ambiente que começou na quarta encerrou nesta manhã. O especialista na área Valtemir Goldmeir abordou os fundamentos da atuação municipal na área ambiental, suporte legal e municipalização da gestão e fiscalização do setor.

 AmeapRS, AP, SP e ES
Nos outros Estados, em que os gestores puderam esclarecer dúvidas de temas abrangentes e de grande impacto orçamentário, a formação acaba na sexta-feira. Na capital gaúcha, regras básicas de gestão de pessoal pautaram a apresentação. Planos de carreira e gestão financeira de pessoal ainda geram muitos questionamentos e os participantes aprenderam mais sobre limites legais da despesa, regras impositivas e penalidades para o Ente e para gestores que não respeitarem as normas da LRF.

A Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap) convocou as equipes para a capacitação da assistência social. O conteúdo abrange competências federativas, serviços e equipes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e um tema em alta, em razão do prazo da declaração do Imposto de Renda, o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). E, por fim, São Paulo e Vitória trataram do financiamento da educação municipal e a municipalização do trânsito.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas