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02/04/2014

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Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro já está no ar

SiconfiO Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) entrou no ar nesta quarta-feira, 2 de abril. Conforme previsão divulgada pela Subsecretaria de Contabilidade Pública do Tesouro Nacional, o portal está disponível para acesso. O objetivo dele é ser um instrumento eficaz de publicação e análise de informações contábeis, orçamentárias, financeiras, fiscais, econômicas e de controle. 

A área de Contabilidade da Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta: na atual etapa, os poderes ou órgãos das unidades federativas devem enviar as informações relativas às suas contas anuais por meio do download/upload de planilhas para fins de consolidação. 

No caso, as primeiras declarações a serem enviadas podem ser:
  1. Balanço Anual (DCA), para as unidades federativas que aderiram ao PCasp/DCasp no exercício de 2013; e
  2. Balanço Anual (QDCC), para as unidades que ainda não aderiram. 

Pelo sistema, o usuário tem subsídios confiáveis e necessários para fins de processamento e análise de informações contábeis, orçamentárias, financeiras, fiscais, econômicas e de controle. “Com o advento do Siconfi, gestores e contribuintes agora dispõem de um excelente meio para realização consultas e obtenção de informações contábeis de interesse da coletividade”, afirma Gilvan Dantas, Subsecretário de Contabilidade Pública do Tesouro Nacional. 

Futuramente, serão criadas as condições para o envio gradual de outras demonstrações e demonstrativos, de todos os poderes públicos eesferas de governo. Um detalhe importante é que a responsabilidade pela remessa de documentos via Siconfi é privativa dos titulares do Poder Executivo - governadores e prefeitos – portadores de certificação eletrônica. 

No site encontra-se os seguintes cadastros e inserção dos dados:

  1. - Efetuar Autocadastro
  2. - Administrar Minha Conta
  3. - Administrar Caixa de Mensagens
  4. - Efetuar login utilizando usuário e senha
  5. - Efetuar login utilizando certificado digital
  6. - Gerar Planilha
  7. - Carregar Planilha
  8. - Gerir Declaração
  9. - Administrar Usuários
  10. - Validar Usuário
  11. - Efetuar o Pré-cadastro de Usuário
  12. - Delegar Competências
  13. - Atualizar Cadastro do Órgão

Acesse a sistema aqui


 


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