Home / Comunicação / Site espanhol divulga destinos turísticos históricos brasileiros de Municípios considerados Patrimônio

Notícias

21/03/2016

Compartilhe esta notícia:

Site espanhol divulga destinos turísticos históricos brasileiros de Municípios considerados Patrimônio

21032016_pirenopolis_ebcDepois da visibilidade que a realização do 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial proporcionou aos Municípios, o site espanhol Hosteltur destacou em sua página os atrativos culturais das cidades de Pirenópolis, Goiás; São Luís, Maranhão; e São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul. O portal é especializado em indicar destinos aos turistas espanhóis.

Os três Municípios destacados pelo site estão na lista das cidades brasileiras com sítios reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. A indicação dessas cidades é importante em razão do elevado número de estrangeiros que visitam o País e movimentam a economia dos Municípios por meio do Turismo. Em 2014, foram 166.759 visitantes do País europeu que vieram ao Brasil.

A reportagem especial elogia os atrativos culturais dos três Municípios. Em São Luís, a matéria enfatiza a colonização francesa da capital maranhense e algumas obras como os azulejos, as ruas de paralelepípedos, o Museu de Arte Sacra, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e o Palácio dos Leões.

Dando continuidade a rota, o Hosteltur incentiva os turistas a conhecerem em Pirenópolis o patrimônio arquitetônico colonial; das cachoeiras e da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, que foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1941 e restaurada entre 1996 e 1999. O portal também faz menção à tradicional Festa do Divino e Cavalhadas de Pirenópolis. O site destaca ainda a gastronomia da cidade goiana também como um ponto forte na região.

A lista de Municípios na publicação do site espanhol tem como roteiro derradeiro a viagem à cidade de São Miguel das Missões. Lá, a página aconselha os viajantes a conhecerem um dos mais importantes monumentos históricos brasileiros: as ruínas de São Miguel das Missões. Nesse contexto, o portal lembra que a cidade gaúcha guarda uma das mais preservadas missões jesuíticas do Brasil. Assim como Pirenópolis, o Hosteltur também reforça a culinária local (churrasco, arroz de carreteiro, cachaça e chimarrão) como outra atração na cidade gaúcha.

Turismo cultural
Dados do Ministério do Turismo apontam que, embora sol e praia ainda sejam os principais motivos da vinda ao Brasil, a maior parte dos viajantes estrangeiros (53,4%) que estiveram no País para a Copa do Mundo FIFA 2014 buscou atividades culturais, como visitas a museus, locais históricos, espaços de tradições e folclore popular. Segundo a UNESCO, o Brasil possui 18 bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial, pelo valor que representam para a cultura da humanidade.

Encontro das Cidades Históricas
A CNM, o governo do Maranhão, a prefeitura de São Luís e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveram em fevereiro o 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, realizado na capital maranhense.

O evento foi uma oportunidade para a discussão de iniciativas que possam viabilizar a gestão nos Municípios por meio do fomento do Turismo e de outras ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida nessas regiões.


Confira aqui a íntegra da publicação no site espanhol Hosteltur.


Notícias relacionadas