Home / Comunicação / STN disponibiliza mais vídeos sobre implantação da matriz de saldos contábeis

Notícias

19/12/2018

Compartilhe esta notícia:

STN disponibiliza mais vídeos sobre implantação da matriz de saldos contábeis

Divulgação Novos vídeos sobre implantação da Matriz de Saldos Contábeis (MSC) foram disponibilizados gratuitamente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A série de três vídeos objetiva facilitar o entendimento da ferramenta e incentivar o encaminhamento dos dados sob esse novo padrão, que serão cobrados para todos os Entes da federação a partir de 2019.

O Tesouro pretende identificar as técnicas utilizadas, os procedimentos de reconhecimento de receitas e a execução de despesas por fonte de recursos e, assim, orientar correções e adaptações ao padrão normatizado. A partir da Matriz poderá ser gerado, automaticamente, direto das informações extraídas da contabilidade municipal, relatórios contábeis e demonstrativos fiscais exigidos pela Lei 101/2000, de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Desta vez, a STN disponibilizou explicações de como “Carregar MSC e gerar relatórios” informando o caminho a ser seguido para carregar o arquivo, os tipos de erros, a opção pela geração do balancete de verificação, como é feito a geração dos rascunhos e a forma de alteração dos dados manualmente. Já no segundo vídeo foi explicado como fazer para adequar o leiaute das contas contábeis e das informações complementares quando as utilizadas estejam diferentes das exigidas pelo formato da MSC (PCASP ESTENDIDO) usando a ferramenta da vinculação de mapear contas “Processo do "De-Para".

Por fim, o último vídeo esclareceu os aspectos relacionados ao padrão de representação das informações financeiras e os aspectos ligados à tecnologia da informação envolvida no formato e na transmissão “MSC em Instância XBRL GL”, arquivos de regras e arquivos da Matriz. A expectativa é que novos vídeos sejam disponibilizados futuramente, contendo esclarecimentos e orientações sobre Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCasp), Informações Complementares e Requisitos Mínimos de Sistema da Matriz.

Sistema
A MSC é um formato estruturado e padronizado para o envio de informações contábeis pelos Estados e Municípios por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), os dados devem espelhar a representação detalhada das informações extraídas diretamente da contabilidade dos municípios, sem intervenção humana e após a validação e homologação pelo ente, converterá as declarações em rascunhos da LRF dos Relatórios de Gestão Fiscal (RREO) e Relatório de Gestão Fiscal (RGF).

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia a iniciativa de implantação da MSC e todas as tentativas de padronização de procedimentos contábeis e financeiros para aumento de transparência, simplificação de processos e geração de informações para tomada de decisão pelos gestores municipais. A entidade recomenda aos Municípios a iniciarem imediatamente os procedimentos e encaminharem, desde já, as informações para ajustar o processo antes mesmo da cobrança prevista para janeiro/2019. Confira cartilha da CNM sobre a Matriz de Saldos Contábeis e acesse os vídeos Matriz de Saldos Contábeis em Instância XBRL GLDe-Para no Siconfi Carregamento da MSC e Geração de Relatórios.

Da Agência CNM de Notícias
F
oto: STN

 

 


Notícias relacionadas