Home / Comunicação / Tania Ziulkoski participa de Encontro de Mulheres Municipalistas do Tocantins

Notícias

18/08/2021

Compartilhe esta notícia:

Tania Ziulkoski participa de Encontro de Mulheres Municipalistas do Tocantins

d611df388b434e0fae2ecd76881f837b width 848A fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski, participou, de forma virtual, da abertura do I Encontro de Mulheres Municipalistas do Tocantins. O evento é promovido pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e, por vídeo, a primeira-dama do movimento municipalista ressaltou a importância das mulheres na política. O evento ocorre nestas terça e quarta-feiras, 17 e 18 de agosto, no auditório da ATM, em Palmas (TO).

“O Movimento Mulheres Municipalistas, fundado por mim e por Dalva Cristhofoletti, foi criado para ser um braço institucional da Confederação Nacional de Municípios, em 2017, durante a XX Marcha a Brasilia em Defesa dos Municípios. Nosso objetivo é fortalecer a presença da mulher no municipalismo, dando visibilidade às mulheres que atuam na construção e consolidação do municipalismo forte, inclusivo e plural que a CNM já vem trabalhando há mais de 40 anos”, destacou Tania.

Ela lembrou que o Brasil tem pouco mais de 680 prefeitas no comando de administrações municipais e as parabenizou pelo trabalho que desenvolvem. “Precisamos e devemos cada vez mais fortalecer a presença das mulheres nesses espaços de poder. É essa uma das nossas razões de existir", contou a fundadora, que frisou ainda que o Estado do Tocantins tem atualmente 20 gestores à frente das prefeituras.

Em sua fala, a municipalista explicou ainda como é a organização do MMM e como cada Estado pode contribuir com a participação de gestoras representando a região no Grupo de Trabalho (GT). “No Tocantins, nossa representante e membro do GT é a prefeita Patrícia [Patricia Evelin, prefeita de Xambioá (TO)]. Ela é a porta-voz do Movimento e cabe a ela promover ações com as demais mulheres da região”, disse Tania.

A fundadora do Movimento falou ainda sobre os projetos desenvolvidos pela CNM que contam com o apoio do MMM e visam a fortalecer as mulheres no meio político. Tania destacou ainda que essas ações podem ser conhecidas acessando o site do MMM.

Destinado às prefeitas, vice-prefeitas, primeiras-damas e secretárias municipais de Assistência Social, o evento quer engajar mulheres para que sejam agentes efetivas na defesa dos Municípios e suas populações.

Devido às recomendações sanitárias de prevenção à transmissão do novo coronavírus, a primeira edição do encontro está sendo realizada de forma híbrida.

Durante o encontro, o Prefeito de Talismã (TO) e presidente da ATM, Diogo Borges, formalizou que pretende transformar o encontro Mulheres Municipalistas do Tocantins em um encontro semestral. Também estiveram presentes a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, atualmente a única mulher prefeita de capital no Brasil, e a vice-presidente da Ordem do Advogados do Brasil Seccional Tocantins (OAB-TO), Janay Garcia.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas