Home / Comunicação / Tapejara, no RS, adere à Agenda 2030

Notícias

04/12/2018

Compartilhe esta notícia:

Tapejara, no RS, adere à Agenda 2030

tapejara divulgação O pequeno Município de Tapejara, no Rio Grande do Sul, acaba de lançar a própria Agenda 2030, chamada “O Futuro que Queremos”. O evento de lançamento ocorreu nesta segunda-feira, 3 de novembro, no Centro Cultural da cidade e envolveu não só os gestores, como a população local – provando o potencial de comprometimento público da iniciativa.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), que acompanha e orienta os Entes engajados com o desenvolvimento sustentável, reconhece como positiva a ação e incentiva outras localidades a conhecerem e adotarem os compromissos. Tapejara está a nordeste do Estado do RS e possui uma área de 239 km², sendo 95,95% de área rural e 4,05%, urbana.

Tapejara divulgação Sua população, estimada em 21.809 habitantes, já se encontra envolvida com a temática. Durante o evento, alunos da rede municipal e estadual de ensino, grupos escoteiros, comerciantes, servidores públicos e bombeiros estiveram ao lado do vice-prefeito e secretário da Saúde, Marcos Davi Bacega; o secretário de Administração e Planejamento, Antonio Carlos Borela; o secretário de Educação, Desporto e Cultura, Adenilso Aimi.

Na oportunidade, o prefeito Vilmar Merotto e a coordenadora do “O Futuro que Queremos”, Ingrid Menegaz, assinaram o termo de adesão. Para o gestor, adotar a Agenda 2030 no Município é um passo importante. “Ela tem o objetivo de iniciarmos uma mudança de hábito local e assim contribuímos para uma mudança global. É uma grande oportunidade para nossa comunidade mostrar e fazer sua parte”, convidou Merotto.

tapejara divulgação Ingrid explicou a todos a importância da implementação do projeto. “Este é um movimento global que envolve diversos países e localidades do mundo. Além de inserir Tapejara na esfera das relações internacionais, a Agenda 2030 cumpre com o seu propósito: alcançar todas as pessoas, em todos os lugares e não deixar ninguém para trás”, destacou Ingrid.

ODS
Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que lista os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Conheça as iniciativas locais brasileiras e acompanhe a participação da CNM em eventos nacionais e internacionais no hotsite dos ODS.

Fotos: Tapejara/Divulgação

Da Agência CNM de Notícias com informações do TCU


Notícias relacionadas