Home / Comunicação / Temporais causam mortes e prejuízos materiais em vários Municípios das regiões Sul, Sudeste e Nordeste

Notícias

30/11/2022

Compartilhe esta notícia:

Temporais causam mortes e prejuízos materiais em vários Municípios das regiões Sul, Sudeste e Nordeste

alagamentoChuvas intensas castigam as regiões Sul, Sudeste e Nordeste e foram responsáveis por deslizamentos de terras que provocaram mortes e prejuízos materiais nos Estados do Paraná, Sergipe, Santa Catarina e Espírito Santo nesta quarta-feira, 30 de novembro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) se solidariza com as vítimas das cidades afetadas e acompanha de perto a situação nesses Estados.

Na BR 376, que passa pela cidade de Guaratuba, no Paraná, houve deslizamento de terra, detritos e vegetação de morros na encosta da estrada que resultaram na derrubada de parte do asfalto no momento em que 16 carros e seis caminhões que transitavam pelo local foram arrastados. Segundo a Defesa Civil do Paraná, até a publicação dessa matéria, duas pessoas morreram e ainda não foi possível contabilizar o número de desaparecidos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar paranaense, estima-se que cerca de 30 a 50 pessoas estão desaparecidas em decorrência do deslizamento. A CNM entrou contato com a Coordenadora Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado e foi informado que sete Municípios sofreram alagamentos decorrentes das chuvas dos últimos dias, sendo eles: Campina Grande do Sul, Curitiba, Guaraqueçaba, Morretes, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais. Sendo que 617 casas foram danificadas e 1.681 pessoas foram afetadas.

Em Sergipe, foram registrados alagamentos e uma cratera abriu na rodovia SE-290, entre os Municípios de Itabaianinha e Tobias Barreto. Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas. Já em Santa Catarina, a cidade de Joinville decretou situação de emergência após alagamentos que fizeram subir o nível dos rios em volta do Município.

Também foram identificados prejuízos em estradas no Estado entre Corupá e São Bento do Sul, em Florianópolis, Blumenau, Brusque e São Bento do Sul. No Espírito Santo, uma cratera foi aberta na cidade de Araracruz e o asfalto cedeu. Ainda tiveram registros de inundações de várias residências no Estado.

Foto: EBC
Da Agência CNM de Notícias, com informações da Agência Brasil e G1 


Notícias relacionadas