Home / Comunicação / Terceira edição do Bolsas Ibermuseus de Capacitação 2018 recebe inscrições

Notícias

13/09/2018

Compartilhe esta notícia:

Terceira edição do Bolsas Ibermuseus de Capacitação 2018 recebe inscrições

IbermuseusPor meio do Programa de Cooperação para o Fortalecimento, Desenvolvimento, Consolidação e Modernização dos Museus Ibero-Americanos (Ibermuseus), está aberta a terceira edição para o Bolsas de Capacitação. Trabalhadores de museus e de instituições públicas do setor museal situados nos 12 países membros do programa – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai – podem receber o apoio.

A convocatória divide-se em duas categorias. A primeira visa apoiar a capacitação profissional de trabalhadores de museus e de funcionários de organizações governamentais responsáveis por políticas públicas para o setor nos países membros do Programa.

A duração da bolsa será de no mínimo dois e no máximo cinco dias consecutivos para participação em atividades de curta duração, como cursos, oficinas, seminários e congressos. Estas deverão ser realizadas ou apoiadas por instituições governamentais responsáveis por políticas públicas para museus de qualquer dos 22 países Ibero-americanos: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Residência
A segunda categoria trata do apoio para participação em residências profissionais em museus públicos ou mistos de qualquer um dos 22 países Ibero-americanos, tendo em vista o desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados a áreas específicas da museologia. A duração da bolsa será de no mínimo cinco e no máximo quinze dias consecutivos. Serão destinados US$ 80 mil para o financiamento do transporte, da hospedagem e do seguro viagem dos intercambistas selecionados nas duas categorias.

Critérios
Destaca-se que cada categoria tem seus respectivos critérios de elegibilidade. Para a primeira e a segunda, por exemplo, o candidato, no momento da apresentação da sua solicitação à bolsa, deve estar trabalhando com contrato mínimo de um ano em um museu ou instituição governamental responsável por políticas públicas para museus em um dos 12 países membros do Programa Ibermuseus.

Os interessados devem se inscrever até o dia 25 de setembro por meio do site. As candidaturas deverão ser enviadas, no mínimo, 60 dias antes do início das atividades, as quais poderão ser realizadas até o dia 30 de abril de 2019.

Ao reconhecer a importância da qualificação dos profissionais do setor museal no âmbito da gestão pública municipal de cultura, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda que os gestores públicos incentivem as equipes dos museus municipais a participarem da iniciativa.

Para maiores informações a respeito da iniciativa, acesse o site.

Entre em contato com a Área Técnica de Cultura por meio do e-mail cultura@cnm.org.br ou pelo telefone: (61) 2101-6053.

Foto: Ibermuseus
Da Agência CNM de Notícias com informações do Ibermuseus


Notícias relacionadas