Home / Comunicação / Troca de experiências sobre políticas para juventude marca encontro com Secretário da Juventude

Notícias

23/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Troca de experiências sobre políticas para juventude marca encontro com Secretário da Juventude

Ag CNMPromover uma troca de experiências sobre ações e políticas públicas voltadas para a juventude. Com esta pauta, o secretário Nacional da Juventude da Presidência da República, Assis Filho, recebeu, nesta quinta-feira, 23 de agosto, o prefeito da República Dominicana, Odalis Vega, em seu gabinete, em Brasília.

Acompanhado do prefeito de Carnaúba dos Dantas (RN), Gilson Dantas, e da prefeita de Itapiranga (AM), Denise Lima, Vega apresentou a realidade juvenil em seu país. Diferentemente do Brasil, onde são considerados jovens pessoas entre 15 e 29 anos, na República Dominicana a faixa etária se dá entre 15 e 35 anos.

O secretário Nacional da Juventude, Assis Filho, ressaltou a alegria em receber os gestores em seu gabinete e a importância em compartilhar destas experiências. Logo após, apresentou o Conselho Nacional da Juventude, que conta com 60 cadeiras, sendo 20 do Governo Federal e 40 de entidades representantes de movimentos sociais voltados para a juventude. “Nós estabelecemos essa conexão com movimentos sociais para dialogar com todos os setores e resolver problemas da sociedade, encontrando soluções e estabelecendo conquistas”, cita.

Em seguida, o prefeito dominicano falou sobre um projeto que implementado recentemente e que tem apresentado bons resultados. “Nós criamos La Casa de la Juventud (A Casa da Juventude, em tradução livre) para tirar os jovens das drogas e vícios, oferecendo cursos para trazer o jovem novamente para a sociedade”, diz.

Além disso, Vega citou uma campanha promovida para chamar os jovens para trabalhar para a política local. Segundo ele, o grande interesse dos jovens era aprender arte para entreter o turista, visto que é uma das grandes movimentações da região. Com isso, o resultado foi surpreendente. “Em 2016 tínhamos apenas um jovem engajado na política. Agora já temos 14 deputados jovens”, complementa.

Outro projeto citado pelo gestor dominicano foi uma lei aprovada na Câmara dos Deputados e que está aguardando votação do Senado, e visa ajudar os jovens a empreender no país. “A ideia é reduzir os impostos para que os jovens iniciem projetos empreendedores. Ao apresentar a nota fiscal, eles ficam cinco anos sem pagar os impostos, até que a empresa se adapte ao cenário”, finaliza.

23082018 Odalis CongressoPor fim, apresentou a Federação Latinoamericana de Cidades, Municípios e Associações Municipalistas (Flacma), na qual a Confederação Nacional de Municípios (CNM), tem assento. Segundo 10Vega, foi criada recentemente a Comissão da Juventude dentro da Flacma.

Congresso Nacional

Durante a tarde, o prefeito Odalis Vega participou de uma visita guiada ao Congresso Nacional onde teve a oportunidade de conhecer o funcionamento da casa legislativa e projetos voltados para estudantes de escolas públicas braileiras como o Jovem Senador.

 

 

Por: Lívia Villela
Fotos: Jefferson Viana/CNM e Jefferson Rudy/Agência Senado
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas