Home / Comunicação / Unesco lança edital para reconhecer patrimônio documental brasileiro

Notícias

03/07/2018

Compartilhe esta notícia:

Unesco lança edital para reconhecer patrimônio documental brasileiro

UnescoA fim de promover a proteção especial de acervos documentais de interesse nacional, bem como estimular a sua preservação e acesso, foram abertas as candidaturas ao Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco de 2018. A iniciativa, que ocorre através do Comitê Nacional do Brasil do programa, selecionará até 10 bens de patrimônio arquivísticos e/ou bibliográficos, tanto textuais – manuscritos ou impressos -, quanto audiovisuais – filmes, vídeos e registros sonoros -, iconográficos – fotografias, gravuras e desenhos – ou cartográficos, que sejam custodiados em território nacional e que tenham relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira.

Os acervos selecionados serão reconhecidos como patrimônio documental brasileiro pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Programa Memória do Mundo da Unesco. Receberão certificado de nomeação e logomarca que os identifiquem como acervos Memória do Mundo da Unesco, a nível nacional, em cerimônia no dia 6 de dezembro de 2018, no Rio de Janeiro.

Os Municípios podem propor suas candidaturas até o dia 31 de julho, por meio de formulário que deve ser enviado para o e-mail candidaturamowbrasil@an.gov.br.

Para maiores informações a respeito dessa iniciativa, acesse o edital.

Quer saber mais sobre patrimônio cultural? Acesse as publicações Preservação do Patrimônio Cultural: o Tombamento e o Registro de Bens Culturais e Patrimônio Cultural: o Tombamento e o Registro de bens culturais nos Estados.

Entre em contato com a Área Técnica de Cultura por meio do e-mail cultura@cnm.org.br ou pelo telefone: (61) 2101-6053.


Notícias relacionadas