Home / Comunicação / Vice-prefeito e vereadores de São Joaquim da Barra (SP) buscam investimentos em esporte e saneamento

Notícias

20/03/2019

Compartilhe esta notícia:

Vice-prefeito e vereadores de São Joaquim da Barra (SP) buscam investimentos em esporte e saneamento

Ag CNMCom uma população estimada em 51 mil pessoas, o Município de São Joaquim da Barra, em São Paulo, tem desafios comuns a pequenas e a grandes cidades. Nesta quarta-feira, 20 de março, o vice-prefeito, Éder Tavares; o presidente da Câmara municipal, Walter Martins; o diretor de Cultura, Lucas Garcia; e os vereadores Claudio Caridade e Cleiber Coutinho estiveram na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para retirar a carteira de filiação.

Eles aproveitaram a vinda a Brasília, cujo objetivo foi buscar projetos e recursos para o Município nos ministérios e no Congresso Nacional, para esclarecer dúvidas com o técnico da área Jurídica, Jefferson Viana, e compartilhar as boas práticas e as dificuldades do atual exercício. Segundo os agentes políticos, São Joaquim tem peculiaridades. Está a menos de 100 km de Ribeirão Preto e Franca, que possuem estrutura de metrópole e são polos industriais, porém, tem demanda por serviços públicos de cidades vizinhas menores e mais próximas.

O setor econômico mais forte é o comércio, mas, depois de anos de planejamento, iniciou-se o processo de construção de um distrito para atrair indústrias e empresas. “A área já foi adquirida pela prefeitura e há empresas interessadas, mas é preciso fazer a infraestrutura e elaborar as leis para aquisição desses lotes e instalação dos empreendimentos” esclareceu o presidente da Câmara.

Sao Joaquim da Barra SPCidadania
Outra melhoria muito aguardada pela população e pelos gestores é a revisão de parte do sistema de saneamento. Em um primeiro momento, houve a preocupação de melhorar a captação da água, e, agora, eles contam com um convênio de R$ 4 milhões da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para as obras na estrutura de distribuição. Como o vice-prefeito destacou, além do desperdício, a falta de manutenção impacta na qualidade da água e, consequentemente, na saúde da população. Um dia antes do Dia Mundial da Água, a CNM destaca a relevância de ações como a de São Joaquim.

Na capital federal, a comitiva paulista também passou pelo Ministério da Cidadania para tratar com a Secretaria de Esportes da construção de uma pista de atletismo. “Temos várias associações esportivas, atletas e até um campeão mundial, mas ainda alugamos a pista de um clube para treinar crianças e adolescentes”, lamenta o vereador Cleiber Coutinho. “E não é só pelo esporte, muitos deixam as ruas e a violência para treinar”, ressaltou Tavares.

O diretor de Cultura chamou atenção ainda para a Feira do Livro e a Virada Cultural. O encontro literário, que ocorre no final de agosto, está em sua 11ª edição e entrou para o calendário de eventos da região, com a presença de importantes autores. Já a Virada estreia neste ano, no término das férias escolares, em julho. Ambos foram possibilitados pelo Fundo Municipal de Cultura, criado com recursos próprios.

Por: Amanda Maia
Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas