Home / Comunicação / Vice-presidente da CNM destaca desafios dos Municípios com a implantação da tecnologia 5G

Notícias

29/09/2021

Compartilhe esta notícia:

Vice-presidente da CNM destaca desafios dos Municípios com a implantação da tecnologia 5G

WhatsApp Image 2021 09 29 at 18.59.57A implantação da tecnologia 5G no Paraná foi tema de audiência pública promovida na tarde desta quarta-feira, 29 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado. Convidado para debater o assunto, o 2º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Nova Olímpia (PR), Luiz Sorvos, destacou a importância da novidade para potencializar a comunicação de dados e lembrou que os gestores devem enfrentar vários desafios com a instalação de antenas e legislações.

Em sua participação, o municipalista reiterou que a tecnologia representa uma oportunidade de negócio, melhoria da conectividade, inclusão digital com a melhoria da qualidade da internet nos Municípios, especialmente nas escolas. Ele lembrou que o leilão da 5G será a oportunidade de promover a transformação digital e alavancar a retomada da economia de vários setores, dentre eles, o Turismo.

Entretanto, Sorvos reforçou que o processo de implantação deve representar muitas adversidades para os prefeitos. “De forma nenhuma poderiam ser esquecidas as demandas regulatórias que terão o protagonismo dos Municípios. Chamamos a atenção para a modernização das leis municipais, para a instalação de infraestrutura notadamente das antenas que demandará implantação de número 5 vezes maior para as pequenas antenas, isso para atender a telefonia e a internet em comparação ao 4g”, destacou.

Nesse sentido, o vice-presidente da CNM reforçou as atribuições das administrações locais. “Os gestores devem estar atentos à exclusividade da competência municipal para o licenciamento urbano que demanda legislação urbana. Muitas legislações estão defasadas e exigem atualizações de acordo com os marcos regulatórios federais”, complementou.

A audiência contou com a participação de representantes de empresas de tecnologia. Assista aqui à íntegra.


Por: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas