Home / Comunicação / Vídeo destaca envolvimento da CNM na promoção de cooperação triangular

Notícias

03/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Vídeo destaca envolvimento da CNM na promoção de cooperação triangular

DivulgaçãoA atuação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na promoção de cooperação entre Municípios ganhou destaque em vídeo divulgado pela Agência de Cooperação Internacional da Associação de Municípios Holandeses. A colaboradora da área de Relações Internacionais da entidade, Isabella dos Santos, falou em nome da entidade. “Na CNM, nós acreditamos na importância da cooperação internacional para os Municípios, quando identificamos uma oportunidade de conexão nós compartilhamos”, disse.

Dentre as práticas promovidas pela Confederação destaca-se o apoio ao processo de seleção e participação do Município brasileiro de Manaquiri (AM) na Cooperação Triangular com Barcelona e governos do Sri Lanka, em 2016. A atuação da entidade foi divulgada pelo programa que promoveu a experiência. Desde então, o Connect reúne governos para troca de experiências e, em 2018, o programa realizou intercâmbio entre três partes pela primeira vez, desde que foi criado.

O intercambio reuniu grupo de governos do Sri Lanka, de Manaquiri (AM) e a cidade de Barcelona, anfitriã, para compartilharem suas experiências e desafios no campo da formulação de políticas locais. O objetivo foi compartilhar conhecimentos entre as partes sobre processos de descentralização e formulação de políticas locais, o que resultou em novas e concretas ideias para aumentar efetivamente a participação dos cidadãos.

Participação
Por meio da Assessoria Internacional, a CNM incentiva a participação dos Municípios nessas trocas de conhecimentos, por representar uma oportunidade de conhecer práticas exitosas em desafios comuns dos gestores em suas realidades locais. Nesse aspecto, o destaque do vídeo foi dado para o envolvimento e da participação de representantes das respectivas associações de governos locais (LGAs, sigla em inglês) no intercâmbio, que desempenharam papéis cruciais para a fluidez do processo e o alcance dos objetivos estabelecidos.

Da Platforma e da Agência de Cooperação Internacional da Associação dos Municípios Holandeses (VNG International), a iniciativa é apoiada pela União Europeia. A coalização de governos locais e regionais realiza intercâmbios, eventos, comunicação ou mesmo visitas, facilitando transferências de conhecimento a curto prazo.

Para saber mais sobre o programa, acesse: www.connectfordevelopment.eu.

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas