Home / Comunicação / Vinhedo (SP) aposta em inclusão digital e garante internet para maioria da população

Notícias

21/03/2012

Compartilhe esta notícia:

Vinhedo (SP) aposta em inclusão digital e garante internet para maioria da população

Prefeitura VinhedoA inclusão digital está revolucionando diversas regiões do interior do país. O Município de Vinhedo (SP) criou a Central de Soluções Integrada Municipal (SIM). A prefeitura investiu R$ 3 milhões na benfeitoria e o projeto, inaugurado no dia 12 de março, oferece para a população de 67 mil habitantes uma ampla rede de serviços. O objetivo e aprimorar os atendimentos públicos prestados aos moradores. Esta iniciativa engloba a inclusão infossocial dos cidadãos, que tem acesso gratuito ao sinal de internet.

Em entrevista à Agência de Notícias da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, contou que a Central SIM oferece profissionais capacitados ao atendimento dos moradores, que poderão obter todas as informações, inclusive a área de abrangência do sinal para acesso à internet.

altAlém de explicar as regras e as orientações necessárias ao uso deste sinal, os profissionais vão mostrar como obter a identificação cidadã única, que será empregada por todos os órgãos públicos do Município à prestação dos serviços. “Esta identificação única será o passaporte de uso para todos os serviços públicos de Vinhedo”, afirma Serafim.

Para  o prefeito, o projeto aproxima o morador da prefeitura. “Nós vamos ter um retorno dos problemas das pessoas”, aponta. Esta nova facilidade on-line será denominada Portal Cidadão e expandirá consideravelmente a oferta de serviços públicos na forma de governo eletrônico (E-gov) aos moradores. “No Portal do Cidadão será possível, por exemplo, verificar o andamento das atividades escolares na Rede Municipal de Ensino, caso tenha um filho que estude em alguma escola municipal, você vai poder ver as notas, presença; verificar as informações constantes em seu cadastro imobiliário e até agendar uma consulta na Rede Municipal de Saúde”, garante Serafim.

“A medida vai beneficiar pessoas que até conseguem comprar um computador, mas que não têm condição de pagar pelo acesso a internet”, afirma.  Ainda de acordo com o prefeito, o sistema de info vias facilita o serviço. “Nós temos a cidade toda ligada através de 78 estações de transmissão de sinal via rádio e mais de 40 km de fibra ótica em torno de Vinhedo. É uma verdadeira infovias, que vai retransmitir à população sinal de acesso à internet’, destaca  o prefeito.

Esse sistema vai permitir que 70% da população tenha condições de acessar  gratuitamente à internet. A prefeitura está coordenando cursos de capacitação e o prefeito adianta que a geração de empregos e microempresários deve crescer. “Os investimentos devem aumentar, e o projeto deve ser ampliado conforme o Município for crescendo”, conclui Serafim.

O que é uma Cidade Digital
Marcello Casal/ABrO termo Cidade Digital, ou Cibercidade, é utilizado para referenciar os Municípios que a partir do uso de novas tecnologias de informação e comunicação criam e viabilizam infraestrutura, serviços e acesso público em determinada área urbana. Dentro deste contexto, as Cidades Digitais englobam a utilização das facilidades de uso do espaço eletrônico para ampliar o leque de projetos e serviços aos cidadãos, que antes ficavam restritos a espaços físicos determinados.

Ainda dentro do conceito de Cidade Digital, estão as ações de inclusão digital, que preveem a oferta de acesso à internet para toda a população dos Municípios, contemplando internet banda larga ou de alta velocidade.

Ouça: Vinhedo (SP) se transforma em cidade digital 


Notícias relacionadas