Home / Comunicação / Wakalua, hub global de inovação para turismo, terá sede no Brasil

Notícias

11/12/2019

Compartilhe esta notícia:

Wakalua, hub global de inovação para turismo, terá sede no Brasil

WakaluaPrimeiro hub global de inovação para o turismo, o Wakalua chega à América do Sul, e o país escolhido para sediá-lo é o Brasil. Criado neste ano em Madrid, na Espanha, sob coordenação da Organização Mundial de Turismo (OMT), envolve startups, investidores, corporações, governos, instituições não governamentais e de ensino ligados ao setor.

Na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro, durante as atividades da Semana Nacional do Turismo, em Belo Horizonte (MG), o Ministério do Turismo anunciou o lançamento do Wakalua Brasil. Segundo a pasta, o hub promove suas atividades por meio de parcerias entre organismos públicos e privados de diversos países.

Um exemplo de ação promovida é o OMT Tourism Startup Competition, competição de startups do setor, realizada com participantes de 133 países. Esta foi a primeira iniciativa de abrangência global promovida pela organização. Além da OMT, ligada à Organização das Nações Unidas, a iniciativa é coordenada pela Globalia, grupo de turismo da Espanha e da América Latina.

CNMPróximas ações
A sede do Wakalua Brasil será definida até o próximo ano. Para 2020, está prevista a realização do Tourism Tech Adventures (TTA), em Florianópolis (SC), além de uma competição nacional de startups de turismo.

No evento desta terça-feira, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil de BH, também houve o lançamento do Programa Nacional de Gastronomia, fruto de parceria entre o Ministério do Turismo, o Sebrae e a OMT. Segundo o MTur, o projeto “identificará potencialidades para consolidar o Brasil como um dos principais atrativos turísticos do gênero no mundo. O objetivo é buscar uma transformação no turismo gastronômico do Brasil.”

A CNM esteve presente nos dois lançamentos, representada pelo seu consultor Mário Nascimento e pela técnica de Turismo, Marta Feitosa. Também estiveram presentes na cerimônia prefeitos e secretários municipais de turismo; a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa; o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, deputado Newton Cardoso Jr.; entre outras autoridades.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas