Home / Comunicação / Abertas inscrições para o Concurso de Curtas-Metragens IberCulturaViva

Notícias

28/11/2017

Compartilhe esta notícia:

Abertas inscrições para o Concurso de Curtas-Metragens IberCulturaViva

Pref. Florianópolis/SCEstão abertas as inscrições para o concurso de curtas-metragens Comunidades Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento. A iniciativa é da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) e da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no âmbito do Programa de Cooperação Intergovernamental para o Fortalecimentos das Culturas e das Comunidades da Região Ibero-americana (IberCulturaViva).

O concurso tem como objetivo selecionar vídeos de um a três minutos que promovam reflexão sobre os problemas das comunidades afrodescendentes, no que tange o pleno exercício de seus direitos culturais, e/ou valorizem sua contribuição para a constituição, a promoção e o desenvolvimento da cultura ibero-americana.

Os vídeos devem ter classificação indicativa livre e podem pertencer a qualquer gênero audiovisual, tais como: documentário, ficção, animação e jornalístico. Os proponentes necessitam publicar o vídeo em alguma plataforma de divulgação gratuita, como, por exemplo, o youtube, sob licença de direitos em Creative Commons, tendo resolução mínima de 720 x 480 pixels.

De acordo com o edital, serão premiados 10 curtas-metragens, que receberão o valor de US$ 500 cada um. Os interessados em participar devem se inscrever por meio de formulário eletrônico até o dia 15 de fevereiro de 2018. São requisitos aos proponentes: possuir mais de 18 anos e ser oriundo de um dos países membros do Programa IberCulturaViva: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai.

Apesar da iniciativa não possibilitar que os Municípios sejam proponentes, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que as prefeituras podem divulgar a mesma junto aos agentes culturais locais do segmento audiovisual, haja vista que, proporcionar os meios de acesso à cultura é uma competência constitucional comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Para mais informações a respeito dessa iniciativa, acesse o edital.

Entre em contato com a Área Técnica de Cultura por meio do e-mail cultura@cnm.org.br ou pelos telefones: (61) 2101-6053.

Com informações do Ministério da Cultura e Unesco


Notícias relacionadas