Home / Comunicação / Abertas inscrições para prêmios nas áreas de teatro e de circo

Notícias

02/05/2018

Compartilhe esta notícia:

Abertas inscrições para prêmios nas áreas de teatro e de circo

08082017 Editais1Premiar dez textos teatrais inéditos de autores brasileiros, sendo cinco peças de teatro adulto e outras cinco para a infância e a juventude, abrangendo um texto de cada região do país, nas duas categorias. O Prêmio Funarte de Dramaturgia 2018 foi um dos editais lançados pela Fundação Nacional das Artes (Funarte). Os premiados vão receber, cada um, R$ 20 mil. O edital também prevê a publicação de uma coletânea das peças contempladas no site da Funarte.

Os interessados em participar podem inscrever um único texto original até o dia 4 de junho, por meio do site da Funarte. Entre os requisitos para participar do edital está: ser brasileiro nato ou estrangeiro naturalizado, com idade igual ou superior a 18 anos. Destaca-se que não serão aceitas obras póstumas e adaptações de obras de outro autor. Os textos não poderão ser divulgados por quaisquer meios de comunicação, total ou parcialmente, inclusive por leituras dramáticas, cópias impressas, mala direta, mídia, redes sociais, sites e outros tipos de páginas digitais, ou qualquer outro modo de divulgação.

A Funarte lançou também outro edital que trata do Prêmio Funarte para Circulação de Espetáculos Circenses 2018. Este vai premiar vinte projetos na área de Circo, a fim de viabilizá-los. O prêmio visa a apoiar a circulação de espetáculos em todo o território nacional e é destinado a trupes, grupos circenses, circos de pano de roda, coletivos circenses e grupos de artistas circenses de rua. Os premiados vão receber, cada um, R$ 22 mil.

Apenas pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, poderão ser proponentes. Os interessados em participar poderão se inscrever até o dia 7 de junho via correio.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) cita que, apesar desses editais não possibilitarem que os Municípios sejam proponentes, as prefeituras podem divulgar os mesmos junto aos agentes culturais locais do segmento de teatro e circo, haja vista fomentar as cadeias produtivas desses setores no âmbito local, o que, consequentemente, também potencializa a geração de emprego e renda e a arrecadação municipal de ICMS e ISS.

Para mais informações a respeito dessas iniciativas, acesse os editais. Clicando aqui, acesse o edital do Prêmio Funarte de Dramaturgia 2018.

Para o edital do Prêmio Circulação de Espetáculos Circenses 2018, clique aqui.

Caso tenha dúvidas, pode entrar em contato com a Área Técnica de Cultura por meio do e-mail cultura@cnm.org.br ou pelo telefone: (61) 2101-6053.

Com informações da Funarte


Notícias relacionadas