Home / Comunicação / Alertas de desastres naturais por celular passam a ser enviados a todo o País

Notícias

27/02/2018

Compartilhe esta notícia:

Alertas de desastres naturais por celular passam a ser enviados a todo o País

Nos últimos anos o Brasil tem sofrido com inundações, alagamentos, temporais e deslizamentos de terra. Para tentar amenizar essa situação calamitosa que assola a população a Defesa Civil criou um mecanismo para enviar mensagens de texto pelo celular para os cidadãos de todo o País. O serviço estava disponível em 12 estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Agora, outros 15 estados farão parte do sistema.

O serviço é gratuito e, além de alertar os cidadãos, a Defesa Civil também fornece orientações à população sobre o que fazer em momentos de emergência. A ideia é que as mensagens consigam salvar vidas em situações de risco. De acordo com a Defesa Civil, até agora, mais de 2,6 milhões de celulares foram cadastrados. O sistema já é utilizado em outros 20 países que enfrentam desastres naturais.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) classifica como desastre natural eventos que oferecem risco à propriedade e deixam muitas vítimas. É preciso ficar alerta, sobretudo, em áreas de encostas, pois são os deslizamentos de terra uma das principais causas de desastres no País, de acordo com estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Passo a passo
Aderir ao serviço é bastante simples, e todo o processo é feito pelo celular. A Defesa Civil envia uma mensagem aos moradores. Em seguida, é preciso responder o SMS com o CEP do local de interesse para o número 40199. Se a mensagem não chegar, é possível se antecipar e cadastrar o CEP neste mesmo telefone.

Posição CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) considera a iniciativa positiva uma vez que os alertas fazem parte das ações mais importantes da área de proteção e defesa civil, que são justamente as ações de gestão de riscos, preparação e prevenção de desastres com o objetivo de minimizar os efeitos negativos causados por eventos adversos.

Importância do SMS
A participação da população nas ações de gestão de riscos é de suma importância e cabe às Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil de todo Brasil, fazer o devido cadastro das lideranças comunitárias que residem em área de riscos com o propósito de fazer o monitoramento e receber o devido comunicado desses líderes que na hora dos eventos climáticos estarem cientes que aquelas áreas precisam de mais atenção dos Órgãos Públicos de resposta a sinistros como Corpos de Polícia e Bombeiros Militares, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de Defesa Civil.

A CNM ressalta, entretanto, que o problema é que o governo federal tem feito uma divulgação do serviço muito tímida com pouca exposição por parte da imprensa e das redes sociais. A entidade acredita que também cabe as defesas civis municipais fazer uma ampla divulgação do serviço como entrar em contato imediatamente com a coordenadoria de defesa civil local.

Com informações do Ministério da Integração, Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Unicamp e Agência Brasília


Notícias relacionadas