Home / Comunicação / Censo Agropecuário avança com mais 93% dos estabelecimentos recenseados

Notícias

05/03/2018

Compartilhe esta notícia:

Censo Agropecuário avança com mais 93% dos estabelecimentos recenseados

O Censo Agropecuário já coletou informações de 93,6% dos estabelecimentos agropecuários, em cinco meses, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A primeira etapa dos trabalhos do 11º Censo agro do Brasil registou dados de 4.918.593 estabelecimentos agropecuários dos 5.252.354 inicialmente estimados pelo Instituto.

O Censo Agro deve mostrar o perfil do produtor rural por sexo, idade, cor ou raça, alfabetização e escolaridade, utilização das terras, efetivos da pecuária, produção animal e vegetal, a forma de obtenção das terras, as práticas agrícolas utilizadas no estabelecimento, entre outros.

De acordo com IBGE, foram 7,2 milhões endereços visitados, quase dois milhões a mais que os inicialmente listados, para identificar a existência ou não dos estabelecimentos. Diferença que ocorre por conta da atualização dos endereços, com a inclusão ou exclusão de estabelecimento agropecuário na lista inicial. No entanto, o instituto ainda não indica se houve uma alteração significativa no número de estabelecimentos em relação ao Censo realizado em 2006.

Para o presidente do instituto, Roberto Luis Olinto Ramos, o IBGE atingiu a meta e o cronograma de divulgação dos primeiros resultados está mantido para o mês de julho. Mas, a coleta ainda permanece em algumas regiões, especialmente aquelas onde fatores climáticos afetaram seu andamento e nas áreas de difícil acesso.

As regiões mais afetadas por fatores climáticos foram Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Acre, e outros em menor escala, onde as chuvas de verão dificultaram o acesso aos estabelecimentos a serem recenseados. Há, ainda, as áreas indígenas, cujas visitas ocorrem com a intermediação da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Com informações do IBGE


Notícias relacionadas