Home / Comunicação / Cidade de Vitória (ES) recebe delegação espanhola para inaugurar cooperação internacional

Notícias

07/05/2018

Compartilhe esta notícia:

Cidade de Vitória (ES) recebe delegação espanhola para inaugurar cooperação internacional

A cidade capixaba de Vitória recebeu representantes de Sevilha, na Espanha, para o primeiro encontro entre as duas cidades parceiras no Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC-LAC). O objetivo dessa primeira visita foi proporcionar o compartilhamento de experiências e desafios comuns para o desenvolvimento urbano sustentável entre as cidades, incluindo a apresentação de uma série de boas práticas de Vitória à delegação espanhola.

As delegações visitaram diversos programas de desenvolvimento sustentável, como o Centro de Educação Infantil Aécio Bispo, a Fábrica de Ideias e o Parque da Fonte Grande. Também conheceram o projeto Bike Vitória e o sistema de videomonitoramento da capital. Na ocasião, a diretora-geral de Economia e Comércio do governo de Sevilla, Esperanza Caro Gomez, destacou a relevância da interação.

“Foram importantes as partilhas de experiências e também inquietudes entra as duas cidades. Trabalhamos intensamente para a implantação de medidas que queremos fazer nesse processo de cooperação. Definimos as diversas linhas de trabalho e agora é buscar uma agenda para cumprirmos os trabalhos conjuntos", disse.

Plano de ação para cooperação internacional

As equipes técnicas também desenvolveram um Plano de Ação conjunto inicial para a cooperação entre as duas cidades, como parte do programa IUC-LAC. As principais linhas de cooperação e trabalho conjunto identificadas são gestão inteligente, cidades verdes e sustentáveis, cidades inteligentes e tecnológicas e turismo.

A subsecretária de Planejamento, Gestão, Projetos e Captação de Recursos, Joseane Zoghbi, deu mais detalhes da cooperação. "Reunimos as equipes técnicas entre Sevilha e Vitória para elaborar o plano, e foi uma experiência incrível. Há muita coisa em comum entre as duas cidades e experiências importantes que serão compartilhadas. Uma das próximas etapas é a visita de uma comitiva de Vitória em Sevilha no segundo semestre deste ano", informou.
A assessora internacional da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Tatiane de Jesus, coordenou a agenda de cooperação entre as duas cidades em representação ao programa europeu. Ela fez suas considerações sobre a parceria. “Vitória e Sevilla apresentaram vários pontos de convergência que permitirão avançar na parceria entre as duas cidades em prol do desenvolvimento urbano sustentável. As equipes das duas cidades mostraram-se bastante engajadas com a cooperação e a criação do plano de ação conjunto. Acredito que as cidades vão aprender bastante uma com a outra nesse processo”, comentou.

O Programa

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), financiado pela União Europeia, almeja apoiar cidades em diferentes regiões do globo a se conectarem e a compartilharem soluções para problemas em comum de desenvolvimento urbano sustentável. O IUC é uma oportunidade para as cidades aprenderem umas com as outras, formarem parcerias duradouras, testarem novas soluções e promoverem seu perfil internacional. A CNM compõe o consórcio de organizações implementadoras do projeto. Para mais informações, acesse o site do Programa na América Latina ou envie e-mail para info@iuc-la.eu.

Com informações da prefeitura de Vitória


Notícias relacionadas