Home / Comunicação / Cidades de Mato Grosso recebem Plano Municipal de Saneamento Básico em cerimônia

Notícias

28/03/2018

Compartilhe esta notícia:

Cidades de Mato Grosso recebem Plano Municipal de Saneamento Básico em cerimônia

caesb marco peixoto caesb 458x307 1O presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Neurilan Fraga, e gestores do Estado participaram da cerimônia de entrega dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) para 109 cidades com até 50 mil habitantes. O encontro foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e reuniu representantes da instituição e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Em sua participação, o presidente da AMM observou que o Estado conta com Municípios muito pequenos e distantes um do outro e que esse Entes sofrem dificuldades financeiras de todos os tipos. Nesse sentido, destacou a importância do PMSB. “Com esses instrumentos, desenvolvidos em cima de estudos técnicos, os Municípios podem montar seus projetos, seus programas e prospectar recursos para que num futuro não muito distante possam ter em suas cidades esse saneamento básico. Isso significa saúde, cidadania, qualidade de vida e mais”, ressaltou.

A reitora da UFMT, professora Myrian Serra, destacou a missão da UFMT em contribuir para a resolução de problemas reais no Estado e como isso pode ser alcançado por meio dessas parcerias. “É um projeto importante para a saúde, a segurança, a educação, para a área ambiental e a UFMT está muito orgulhosa em poder contribuir de mais essa forma para o nosso estado”, afirmou.

Para o superintendente estadual da Funasa, Francisco Holanildo da Silva Lima, a grande dificuldade na área de saneamento básico é a falta de planejamento. Ele destacou que esses planos contribuirão efetivamente para a mudança do cenário atual do saneamento em Mato Grosso. “O próximo passo é a implementação disso, momento em que precisaremos de recursos do governo federal e estadual para apoiar efetivamente os Municípios”, disse.

Outras ações

O PMSB foi desenvolvido com o objetivo de solucionar questões de universalização da água potável, destinação correta dos resíduos sólidos e do esgoto sanitário, bem como a drenagem de água da chuva para os Municípios participantes. Ainda na cerimônia, a reitora da UFMT e o secretário do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso, André Luis Torres Baby, também fizeram a entrega simbólica do PMSB para a prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira.

Também estiveram presentes e compuseram o dispositivo de honra a ex-reitora da UFMT, professora Maria Lúcia Cavalli Neder; o diretor geral da Fundação Uniselva, professor Cristiano Maciel; o procurador de Justiça em Mato Grosso, Luiz Alberto Esteves Scaloppe; o diretor do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), José Alexandre Schultz, e a equipe de coordenadores do PMSB, professores Eliana Rondon, Paulo Modesto Filho e Rubem Mauro.

Com informações da AMM


Notícias relacionadas