Home / Comunicação / CNM apoia declaração do Fórum Urbano Mundial que implementou Nova Agenda Urbana

Notícias

05/03/2018

Compartilhe esta notícia:

CNM apoia declaração do Fórum Urbano Mundial que implementou Nova Agenda Urbana

A Nova Agenda Urbana foi o tema principal do 9º Fórum Urbano Mundial, realizado na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia. O evento, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), debateu questões globais urbanas e as transformações necessárias para que as cidades sejam mais inclusivas e resilientes. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia a Declaração que foi publicada após a realização do encontro.

Na declaração do 9º Fórum, a Nova Agenda Urbana é vista como um acelerador para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou seja, visa integrar a Nova Agenda com a Agenda 2030 para a promoção do desenvolvimento inclusivo. Nesse contexto, a CNM reforça que esse foi o primeiro evento promovido pela ONU que buscou integrar as duas agendas globais.

A entidade ainda lembra que a Nova Agenda Urbana foi aprovada na 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável. Esse encontro foi realizado em outubro de 2016 na cidade de Quito, no Equador.

Ações da Nova Agenda Urbana
O objetivo da Nova Agenda Urbana é estabelecer uma visão comum e padrões globais voltada ao desenvolvimento urbano para as próximas duas décadas e oferecer uma mudança de paradigma na forma como pensamos, construímos e gerenciamos as cidades, em especial, o acesso à moradia adequada e ao direito à cidade.

Diante disso, a Confederação entende que o 9º Fórum Urbano Mundial fortaleceu e evidenciou os debates sobre os principais temas urbanos mundiais e as metas para a implementação da Nova Agenda Urbana e dos ODS. Segundo a área técnica de Planejamento Territorial da entidade, a participação dos governos locais latino-americanos no Fórum foi fundamental na sensibilização e na implementação da Nova Agenda Urbana.

A CNM tem trabalhado na articulação e na disseminação da Nova Agenda aderente à realidade da América Latina. A entidade prepara um material inédito da Agenda 2030, dos ODS e da Nova Agenda Urbana para auxiliar os prefeitos e demais gestores públicos. O conteúdo será disponibilizado durante a XXI Marcha a Brasília em defesa dos Municípios que acontece na capital federal entre os dias 21 e 24 de maio. Conheça aqui a versão em inglês da íntegra da Declaração do 9º Fórum Urbano Mundial.

 



Notícias relacionadas