Home / Comunicação / CNM celebra Dia Nacional do Turismo e apresenta ações para impulsionar a atividade nos Municípios

Notícias

08/05/2018

Compartilhe esta notícia:

CNM celebra Dia Nacional do Turismo e apresenta ações para impulsionar a atividade nos Municípios

08052018 DiaNacionalTurismoNesta terça-feira, 8 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Turismo. A data tem a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre os brasileiros além de conscientizar a população em relação aos diversos atrativos naturais e culturais que formam o Brasil. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a celebração da data e enaltece a importância das cidades brasileiras em desenvolverem atividades turísticas como alternativa de viabilizar as adversidades na gestão municipal.

A entidade lembra que o setor de turismo vem movimentando cada vez mais a economia do País. Atualmente são 3.285 Municípios em 328 regiões turísticas. O aumento no número de cidades envolvidas na atividade turística é resultado de um amplo trabalho de sensibilização e mobilização da Área Técnica de Turismo da CNM junto aos gestores municipais. A Confederação compreende que o Turismo representa um importante vetor para o desenvolvimento municipal a partir do planejamento da atividade para que a prática seja mais adequada e eficiente a cada realidade.

Para isso, a CNM tem promovido ações que englobam orientações por meio de atendimento técnico aos prefeitos e aos demais agentes municipais, bem como a realização de eventos para impulsionar as atividades turísticas em cidades que possuem esse potencial como, por exemplo, o Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, o Diálogo Municipalista dentre outras participações em eventos municipalistas.  

Emprego e renda

No Brasil, o turismo responde por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e é responsável por 7,3 milhões de empregos diretos e indiretos. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o país é considerado a 10ª economia turística do mundo. Diante desses dados, a CNM ressalta que o Turismo é um setor importante da economia brasileira e responsável pelo desenvolvimento das regiões, além de gerar emprego e renda.

Atualmente, o Brasil recebe 6,5 milhões de turistas internacionais e o mercado está otimista para este ano. Segundo a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (PACET) do Ministério do Turismo, quase 90% dos entrevistados informaram que irão realizar investimentos em seus negócios. Destaque para os segmentos de transporte aéreo, locadoras de automóveis e operadoras de turismo onde 100% dos entrevistados afirmaram que pretendem realizar investimentos. A expectativa também é elevada nas áreas de meios de hospedagem (94%), promotora de feiras (82%) e agência de viagens (82%).

Para 81% do mercado pesquisado, a tendência é de crescimento. O percentual elevado está amparado pela perspectiva de retomada do crescimento econômico e aumento no número de brasileiros viajando pelo Brasil. A pesquisa ouviu representantes das 80 maiores empresas de turismo do país. O trabalho realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o setor turístico também desenha um cenário positivo para o turismo no Brasil.

Ações na Marcha

Dando continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo junto aos Municípios, a Área Técnica de Turismo da CNM vai promover no dia 22 de maio, dentro da programação da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a arena Cultura, Turismo e Produção Rural: oportunidades para o desenvolvimento da economia local.

Também durante o maior evento municipalista do mundo a CNM vai lançar as Cartilhas Turismo em 360º - Planejando o Turismo no Município e Entendendo o Turismo como um vetor para o desenvolvimento municipal. Na oportunidade, serão disponibilizados ainda modelos de formulários para realização do Inventário da Oferta Turística.


Notícias relacionadas