Home / Comunicação / CNM e Conasems alinham estratégias para orientar Municípios sobre recursos da saúde

Notícias

12/06/2018

Compartilhe esta notícia:

CNM e Conasems alinham estratégias para orientar Municípios sobre recursos da saúde

Debater estratégias para facilitar e orientar os gestores municipais acerca da utilização dos recursos destinados à saúde municipal foi o principal objetivo da reunião entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O presidente da Confederação, Glademir Aroldi, recebeu o presidente do Conselho, Mauro Junqueira, na manhã desta terça-feira, 12 de junho, na sede da entidade, em Brasília.

As duas entidades buscam juntas uma forma de esclarecer de forma mais precisa essa utilização dos recursos após mudanças dos blocos de financiamento e o impacto na gestão municipal da Política Pública de Saúde. A CNM lembra que, no final do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou modificações nos repasses feitos aos Municípios.

Diante a situação, na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio, a CNM abriu um espaço junto ao Conselho, para auxiliar e avaliar a real situação enfrentada pelos Municípios na gestão desses repasses. Na reunião de hoje, a CNM apresentou os resultados dessa avaliação realizada na Marcha.

Para a CNM e o Conselho, a pesquisa significou um termômetro para avaliar algumas das principais dificuldades enaltecidas pelos gestores. Assim, um dos principais objetivos da reunião de hoje foi debater a elaboração de um material que irá nortear, principalmente, os secretários de Saúde e os prefeitos. As entidades devem construir juntas uma cartilha, um vídeo explicativo e outros materiais com esse foco.

O presidente do Conselho sinalizou que é urgente a necessidade de alinhar as estratégias a serem trabalhadas em conjunto. “A gente está fazendo esse movimento para alinhar um pouco o entendimento dos Municípios. Vamos alinhar, porque assim todos vão ter uma conduta só e fica mais fácil para a CNM, para o Conasems e outras entidades essa orientação aos Municípios”, explicou Junqueira.

Aroldi destacou a atuação da Confederação no sentido de apoiar os gestores. “A CNM tem esse papel de orientar e caminhar lado a lado com os gestores municipais e vamos fazer o que for preciso para auxilia-los. Os prefeitos erram, mas, principalmente, pela falta de conhecimento. Não podemos deixar isso acontecer”.

Participaram da reunião o diretor-executivo da CNM, Gustavo Cezário, a técnica e o consultor da área de Saúde da CNM, Amanda Oliveira e Denilson Magalhães, a colaboradora da CNM, Zione Rego; e as técnicas do Conselho, Blenda Pereira e Alessanda Matias.

Seminário Conasems
O presidente do Conasems aproveitou a oportunidade para convidar pessoalmente o líder do movimento municipalista para o XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá entre os dias 25 a 27 de julho em Belém, no Pará.

“A presença da CNM é muito importante. O senhor tem se mostrado um parceiro e seria muito bom que estivesse conosco na abertura do evento. Além disso, os prefeitos também devem estar nessa agenda”, destacou Junqueira.


Notícias relacionadas