Home / Comunicação / CNM participa de reunião do projeto de Mudanças Climáticas em Araripina (PE)

Notícias

14/05/2018

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de reunião do projeto de Mudanças Climáticas em Araripina (PE)

DivulgaçãoA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa de reunião de trabalho do projeto de Cooperação Urbana Internacional, impulsionado pela entidade na forma do projeto Mudanças Climáticas. O encontro reúne representantes das cidades de Araripina (PE) e de Santo Tirso (Portugal), nesta segunda-feira, 14 de maio, para dar início às ações de desenvolvimento urbano sustentável.

De acordo com a consultora da Confederação Claudia Lins, que participa do encontro pioneiro, as cidades integrantes do programa da cooperação internacional se reúnem no Município pernambucano para iniciar o desenvolvimento de projetos de maneira integrada e participativa, em três áreas centrais: revitalização de áreas urbanas, mudança climática e cidades inteligentes e tecnológicas.

A iniciativa – lançada pela União Europeia em parceria com a CNM, no âmbito da Cooperação entre Cidades do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) – deve apoiar governos locais para conectar e compartilhar soluções no contexto da Nova Agenda Urbana e da luta contra a mudança climática. Em Araripina, as ações terão foco na revitalização da mata ciliar do Riacho São Pedro e a requalificação de áreas verdes para a execução de parque urbano. Em Santo Tirso, na reabilitação das margens e gestão dos rios Ave e Vizela.

Para a região da América Latina e Caribe, o programa terá duração de três anos para a participação de 20 cidades da Argentina, do Brasil, da Colômbia, do Chile e do Peru para colaborações com homólogos europeus. O orçamento é de aproximadamente 5 milhões de euros e, ao final, está previsto o Pacto Global dos Prefeitos para o Clima e Energia, estabelecido em 20 países da região.


Notícias relacionadas