Home / Comunicação / CNM participa de reuniões dos ODS e do Foro Latino-americano no Equador

Notícias

06/03/2018

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de reuniões dos ODS e do Foro Latino-americano no Equador

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de uma ampla agenda da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma) nas cidades de Quito e Cuenca, no Equador, entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março. A entidade participou dos debates do Fórum de Cidades Médias, do Grupo de Trabalho Técnico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Cooperação Internacional. Os eventos reuniram representantes de outras associações nacionais de governos locais da Argentina, da Bolívia, do Chile, da Costa Rica, da República Dominicana e do Peru.

Durante o Fórum, as cidades médias estiveram na pauta dos debates, pois ganham cada vez mais relevância no cenário internacional, de forma a se discutir especificamente as necessidades e os desafios desse tipo de cidade. Esse tema é bastante relevante para a agenda dos Municípios por ser adotada uma visão que favorece o desenvolvimento de políticas e instrumentos de acordo com as diferentes realidades em vez de ter uma perspectiva em implementar ações iguais.

A assessora internacional da CNM, Tatiana de Jesus, participou do Fórum Continental de Cidades Médias – América Latina, no qual foi organizada uma série de plenárias e painéis de debate sobre a implementação da Nova Agenda Urbana, dos ODS e de outras agendas internacionais de acordo com a realidade desse tipo de cidade. Em um painel para debater a Nova Agenda Urbana, a representante da CNM explicou sobre a importância de olhar para os diferentes tipos de territórios.

Grupo de Trabalho Técnico dos ODS

Como líder da Secretaria de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dentro da Flacma, a CNM e a presidência da Federação convocaram reuniões de planejamento das atividades da Flacma. Além de compartilhar as ações realizadas por cada associação, os participantes discutiram os avanços alcançados para a localização dos ODS nos diferentes países da América Latina. Também foi elaborado um plano de trabalho a ser implementado pela Flacma nos próximos meses.

Cooperação internacional

Na sede da Associação de Municípios Equatorianos (AME), organização similar à CNM e uma das principais associações nacionais latino-americanas, a assessora internacional da Confederação participou de uma sessão de intercâmbios sobre os projetos e as ações da AME, incluindo o AME Virtual, que é uma plataforma de capacitação online, focada nos gestores e nos técnicos dos Municípios do Equador.

Também foram realizadas reuniões com representantes da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO) e da União de Nações Sul-Americanas (UNASUR), de maneira a negociar possibilidades de parcerias entre essas instituições e a Flacma. A programação foi organizada pela Associação de Municípios Equatorianos (AME) em conjunto com a Flacma.


Notícias relacionadas