Home / Comunicação / CNM recebe comitiva de Cabo Verde para troca de experiências municipais

Notícias

30/05/2018

Compartilhe esta notícia:

CNM recebe comitiva de Cabo Verde para troca de experiências municipais

25052018 Comitiva Cabo Verde 600Delegação composta por representantes do governo nacional e local de Cabo Verde e de integrantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no país africano, realizou missão técnica ao Brasil para se reunir com atores locais e nacionais brasileiros. A missão também aproveitou para conhecer e participar da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Na oportunidade, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, com o diretor executivo da entidade, Gustavo Cezário, se reuniu com a delegação, com integrantes da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV), com o apoio da Iniciativa Articulação de Redes Territoriais do Pnud (ART Initiative, em inglês). O objetivo do encontro foi dar forma ao acordo de cooperação assinado no 4º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, realizado em outubro de 2017, em Praia, capital de Cabo Verde.

Como resultado dessas agendas foi definido áreas comuns de cooperação e um roteiro que irá guiar as ações conjuntas de ambas instituições para apoiar a implementação da Agenda2030 em Cabo Verde. Isso inclui a elaboração de um programa que irá apoiar os governos locais cabo-verdianos e a ANMCV nas áreas de fortalecimento institucional, localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), turismo, agentes municipalistas e energias renováveis.

O próximo passo será a realização de uma missão técnica partindo do Brasil para Cabo Verde que tem como objetivo elaborar um diagnóstico municipal e de um programa conjunto da ANMCV e CNM.

ODS

O Projeto Localizando os ODS no Brasil - desenvolvido pela CNM, em parceria com a ART Pnud, teve início em 2016. Em sua fase inicial, produziu o Guia para Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Municípios Brasileiros: o que os gestores precisam saber; o Guia para Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Municípios Brasileiros; e a Mandala de Desempenho Municipal, disponível apenas para Municípios associados à CNM. Toda essa experiência acumulada pelo Brasil poderá ser compartilhada com entidade municipalista cabo-verdiana. 

 


Notícias relacionadas