Home / Comunicação / Confederação apresenta no Chile boas práticas brasileiras sobre os ODS

Notícias

25/01/2018

Compartilhe esta notícia:

Confederação apresenta no Chile boas práticas brasileiras sobre os ODS

Ag. CNMDebater o andamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse foi o propósito de uma oficina na cidade chilena de Viña del Mar, que ocorre nos dias 25 e 26 de janeiro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve presente e compartilhou a experiência de duas cidades brasileiros sobre o tema.

Quem representou a entidade foi um de seus diretores, José Patriota. Na ocasião, ele falou sobre a atuação da CNM ao incentivar os gestores brasileiros a se engajarem com a Agenda 2030. Patriota representa a entidade na Comissão Nacional para os ODS (CNODS) da Presidência da República

Ele, que também é presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, aproveitou o encontro para falar da atuação da cidade pernambucana sobre o ODS 6, focado na temática agua limpa e saneamento.

Os participantes da oficina puderam conhecer ainda o trabalho de Barcarena, localizado no Pará. O Município foi um dos primeiros no país a integrar as diretrizes dos ODS ao Planejamento Plurianual (PPA) e outros instrumentos de gestão local. Assim explicou a representante de articulação institucional do gabinete do prefeito para a Agenda 2030, Patrícia Menezes.

Resultado

A oficina teve a participação de mais de 50 pessoas, representando pelo menos oito países da América Latina. Como um dos resultados, os prefeitos presentes assinaram a Declaração de Viña del Mar, acordo firmando o compromisso dos ali presentes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promovida pela Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (FLACMA), a oficina contou com a parceria da Organização Mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), da Associação Chilena de Municípios (AChM) e da Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas (Pnud).


Notícias relacionadas