Home / Comunicação / Confederação lança segunda fase do Projeto Localizando os ODS no Brasil

Notícias

09/03/2018

Compartilhe esta notícia:

Confederação lança segunda fase do Projeto Localizando os ODS no Brasil

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são foco do Projeto Localizando os ODS no Brasil. A iniciativa, que estava na sua fase piloto, agora avança para a segunda fase, na qual haverá um esforço para sensibilizar os governos locais a adotarem a Agenda 2030. O compromisso global integra 17 ODS.

Iniciada em agosto de 2016, a fase piloto do projeto durou um ano e contou com o lançamento de um conjunto de publicações. Entre elas, dois guias para conscientização e a integração dos ODS nas políticas públicas municipais; e a Mandala de Desempenho Municipal, ferramenta que auxilia os gestores no monitoramento dessa agenda.

A segunda etapa também terá um ano de duração, sendo finalizada em fevereiro do ano que vem. Nesse momento, a entidade vai apoiar os Municípios na integração dos ODS em seus planos governamentais e na criação de sistemas de monitoramento e responsabilização a nível local, além de ajudar a identificar boas práticas.

O Projeto Localizando os ODS no Brasil terá ações em todos os níveis: local, nacional, regional e global. E terá como eixos a sensibilização, capacitação e incidência política das governos locais para alcance dos ODS e da Agenda 2030. Para o consultor da CNM e diretor do projeto, Santiago Gallo, a segunda etapa representa um desafio de proporcionar às entidades estaduais e aos Municípios a possibilidade de capacitação à distância.

“É também uma contribuição da CNM para o movimento municipalista latino-americano, sendo considerado um modelo de projeto, pela sua inovação para o fortalecimento da capacidade de gestão nos territórios brasileiros”, acrescentou o consultor.

O Projeto Localizando os ODS no Brasil é uma parceria da Confederação com o Programa de Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART-Pnud), em cooperação com o Pnud Brasil.

Sobre os ODS

Como lembra a entidade, os ODS tratam de temas cruciais para os Municípios, como saúde, educação e assistência social. Eles foram adotados em 2015 pelos 193 países-membro das Nações Unidas com o objetivo de serem um plano global em busca de promover sociedades pacíficas, mais justas e beneficiar as gerações futuras.

A CNM acredita que os governos municipais e estaduais são atores-chave para o alcance dos ODS. A Agenda só será alcançada se os gestores buscarem alinhar suas políticas públicas de acordo com as metas. Se o seu Município já possui ações nesse tema, entre em contato conosco e compartilhe sua ação.

Compartilhe sua boa prática aqui

 


Notícias relacionadas