Home / Comunicação / Desafios na gestão da água no centro das discussões

Notícias

15/01/2018

Compartilhe esta notícia:

Desafios na gestão da água no centro das discussões

Ressaltar a importância da água e elaborar políticas de preservação dos ecossistemas. Com esse objetivo, encerrou-se na última sexta-feira, 12 de janeiro, o 2º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade. Ao final do evento, que aconteceu em Brasília, foi divulgada a Carta Águas pela Paz.

O texto nomeia princípios que devem ser seguidos pelo homem para garantir o uso consciente da água. De acordo com a carta, entre as ações está o fortalecimento de políticas de preservação e de conservação dos ecossistemas, tendo a água como ponto de convergência da integração dos mesmos às atividades humanas, além do apoio e participação das comunidades locais na gestão do uso água e do saneamento.

O documento sugere ainda a elaboração de uma Carta Mundial de Cidadania pelas Águas, que tem como desafio integrar todos os povos, visando cuidar e fazer melhor uso da água.

Fórum

Preocupada com o tema, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) prepara o Espaço Municipalista - a água e o mundo. O encontro acontece entre os dias 19 a 23 de março na sede da entidade e vai tratar especialmente, com os gestores municipais, sobre os desafios na gestão de recursos hídricos visando a elaboração de medidas acerca do assunto.

O evento, que tem inscrições gratuitas, acontece no mesmo período em que Brasília receberá o 8º Fórum Mundial da Água. Este deve receber 30 mil pessoas entre os mais diversos setores da sociedade, além de representantes de governos locais.

Clique aqui para fazer inscrição para o Espaço Municipalista

Com informações da Agência Brasil

 


Notícias relacionadas