Home / Comunicação / Evento chama atenção para fortalecimento do papel do Turismólogo nos Municípios

Notícias

09/05/2018

Compartilhe esta notícia:

Evento chama atenção para fortalecimento do papel do Turismólogo nos Municípios

Dia Nacional do TurismoA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de evento promovido pela Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo em comemoração ao Dia Nacional do Turismo. Na oportunidade, a técnica da área de turismo da CNM, Marta Feitosa, palestrou aos participantes sobre a importância do turismólogo ao assumir a gestão do turismo nos Municípios. “Foi um evento riquíssimo, quando foram tratadas as ações para o fortalecimento da profissão junto aos Municípios e Estados brasileiros”, completou a técnica.

Realizado nesta terça-feira, 8 de maio, o evento reuniu lideranças do turismo nacional, deputados e senadores. Estiveram presentes também o presidente da ABBTur Nacional, Elzário Júnior, o secretário de Turismo do Distrito Federal, Jaime Recena, além da senadora Fátima Bezerra (PT/RN) e a deputada federal Érika Kokay (PT/DF).

Embratur tem nova presidente
Ainda no Dia Nacional de Turismo, a nova presidente da Embratur, Tete Bezerra, assumiu a presidência em cerimônia na sede da autarquia em Brasília. Entre os discursos, o tema que mais se destacou foi a necessidade de reformas no turismo para alavancar a imagem do Brasil no exterior.

Na oportunidade, o ministro do Turismo Vinicius Lummertz lembrou de diversos projetos que estão em andamento com o Ministério e que visam estruturar os destinos brasileiros, tendo como previsão de financiamento de cerca de R$ 5 bilhões para Estados, Municípios e iniciativa privada.

Dia Nacional do Turismo
Criado em 2012, o Dia Nacional do Turismo chama a atenção para a importância do setor para a economia do país. Dados divulgados pelo Conselho Mundial de Viagens em Turismo, mostram que, em 2017, o setor foi responsável pela injeção de US$ 163 bilhões no Brasil, o equivalente a 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O valor apresenta um aumento de 7% em comparação ao ano de 2016.

O setor é responsável por 7 milhões de postos de trabalhos, sendo o 6º com maior número absoluto de empregos diretos, indiretos e induzidos gerados pelo setor, bem à frente das médias latino-americana (830 mil) e mundial (2,34 milhões).


Notícias relacionadas