Home / Comunicação / Eventos pautam desafios da gestão da água no cenário nacional e internacional

Notícias

26/02/2018

Compartilhe esta notícia:

Eventos pautam desafios da gestão da água no cenário nacional e internacional

Faltam poucos dias para o início do Fórum Mundial da Água e para o Seminário A Água e o Mundo, que ocorrem em Brasília. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva a participação dos gestores locais no Fórum, que ocorrerá pela primeira vez na América Latina, entre os dias 18 e 23 de março. Paralela à agenda internacional, a entidade promove encontro para debater o tema em espaço municipalista.

Durante a programação do Seminário A Água e o Mundo, de 19 a 22 de março, estão previstos debates e trocas de experiências no tema de recursos hídricos com a participação de técnicos especializados, parlamentares e gestores. Também devem ocorrer capacitações para captação de recursos internacionais e para gestão hídrica.

Os problemas enfrentados por conta da seca e da falta de saneamento básico, que afetam milhões de pessoas no Brasil e no mundo, também fazem parte da pauta de debates. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, lembra que as Prefeituras, principalmente do Nordeste, estão em situação tão complicada que não têm mais como responder à crise causada pela seca. Da mesma forma, promover ações de saneamento ainda é um grande desafio em muitas localidades do país.

Papel
A entidade reconhece a importância de debater mecanismos de proteção, tratamento, divisão e uso do bem, fundamental à vida humana. Ziulkoski ressalta que os Municípios têm um papel fundamental no nas discussões e decisões, uma vez que as políticas públicas devem refletir uma integração com as atuais agendas ambientais, sociais e territoriais, tais como a Agenda 2030, a Nova Agenda Urbana e o Marco de Sendai.

Inscrição para o Espaço Municipalista: A Água e o Mundo aqui

Leia também: CNM apresenta projetos durante o evento Espaço Municipalista: a Água e o Mundo

 


Notícias relacionadas