Home / Comunicação / Febre amarela tem 213 casos confirmados desde julho

Notícias

31/01/2018

Compartilhe esta notícia:

Febre amarela tem 213 casos confirmados desde julho

Um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 30 de janeiro, aponta que, no Brasil, desde julho do ano passado, já são 213 casos confirmados de febre amarela, sendo que 81 pessoas morreram.

Com relação às notificações, o governo federal recebeu 1.080 alertas, sendo descartados 432 e ainda investigados, 435. Mesmo com esse número, quando comparado ao mesmo período do ano passado, ou seja, 2016/2017, há uma queda de 54% nos casos confirmados e de 44% de mortes devido à doença.

São Paulo e Minas Gerais estão entre os Estados mais afetados. O primeiro conta com 108 casos confirmados e o segundo com 77. Rio de Janeiro e Distrito Federal aparecem em seguida na listagem. A Capital Federal apresentou o caso de apenas uma pessoa. Já o destino carioca, 27 infecções por febre amarela.

Vacina
Dois novos modelos de vacina contra a febre amarela estão em teste pela Fundação Oswaldo Cruz. A instituição reforça que a ideia não é substituir a vacina atual, mas sim ampliar as possibilidades de prevenção contra a doença.

Os modelos em estudo, se considerados eficazes e seguros, poderão ser usados em pessoas que hoje não podem ser imunizadas contra febre amarela, por causa das contraindicações. A expectativa é de que, ao contrário do que ocorre com a vacina atual, novos imunizantes tenham de ser aplicados com dose de reforço.

O Ministério da Saúde reforça que quem for viajar para alguma área considerada de risco, deve tomar a vacina. Vale lembrar que a vacina começa a produzir anticorpos contra a doença dez dias depois de aplicada.

Com informação da Agência Brasil e do MSN


Notícias relacionadas