Home / Comunicação / Fórum Nacional de Controle será dias 26 e 27 com a participação da CNM

Notícias

20/10/2017

Compartilhe esta notícia:

Fórum Nacional de Controle será dias 26 e 27 com a participação da CNM

DivulgaçãoO I Fórum Nacional de Controle promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) contará com participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento ocorrerá dias 26 e 27 de outubro, em Brasília, com objetivo de reunir as instituições de controle externo e interno para debater ações integradas, proposição de nova legislação de governança, desenvolvimento de atividades de capacitação, além de compartilhamento e disseminação de boas práticas.

A Confederação é uma das entidades apoiadoras do fórum, coordenado pelo ministro do TCU Augusto Nardes. O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, terá espaço durante a programação para palestrar, além de talk show com a participação de representantes do poder público

Está prevista apresentação de boas práticas de controle interno e externo da administração pública, como por exemplo: o Programa de Aprimoramento do Sistema de Controle Interno dos Fiscalizados (Aprimora), desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Mato Grosso para a melhoria da assistência farmacêutica e alimentação infantil no Estado.

De acordo com Nardes, o evento também destacará a experiência do governo federal no arcabouço normativo, parcerias estabelecidas, novas metodologias para prestação de contas, controle social e prevenção e combate à corrupção. Dentre os postos-chave estão assinatura de decreto de governança.

Decreto 
A cerimônia de assinatura do decreto contará com a presença dos presidentes da República, Michel Temer; do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia; da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); do Senado Federal, Eunício Oliveria (PMDB-CE); do TCU, Raimundo Carreiro; e da Procuradora-Geral da República (PGR), Raquel Dodge.

Além dos ministros do TCU, estarão presente no evento o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; os ministros da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira. Também terá a presença de representantes demais esferas do Poder Público.

O I Fórum Nacional de Controle é idealizado pelo TCU, em parceria com a CNM, a CGU, o Instituto Rui Barbosa, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), o Conselho Nacional de Controle Interno e a Frente Nacional dos Prefeitos.

Leia também: Gestores já podem fazer inscrição para o Fórum de Nacional de Controle

 


Notícias relacionadas