Home / Comunicação / Gestores do Centro-Oeste podem participar oficina gratuita sobre bicicleta

Notícias

05/04/2018

Compartilhe esta notícia:

Gestores do Centro-Oeste podem participar oficina gratuita sobre bicicleta

DivulgaçãoPromover maior conhecimento e novas experiência no âmbito do planejamento, implantação e monitoramento de políticas de bicicleta, em conexão com outras políticas públicas urbanas. Esse é o objetivo principal da Oficina de Formação pela Bicicleta, que deve percorrer todo país. Ela já ocorreu no Norte e no Sul e agora chega à região Centro-Oeste nos dias 23 e 24 de abril. As inscrições para o terceiro encontro fecham dia 8.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga a iniciativa promovida pelo Bike Anjo e a União de Ciclistas do Brasil (UCB), por meio da campanha Bicicleta nos Planos. A entidade também incentiva a participação dos gestores municipais nos encontros, que devem reunir servidores de prefeituras que trabalham e/ou se interessam pela promoção do uso da bicicleta nas cidades, além de integrantes de associações e de movimentos coletivos da sociedade civil.

Como as vagas são limitadas, a Confederação aconselha os interessados a promoverem cadastro on-line, o mais rápido possível pelo http://bicicletanosplanos.org/oficinaCO/. A inscrição é gratuita, mas o custo com hospedagem e translado é por conta do participante. A confirmação de participação levará em consideração a diversidade regional das cidades e as respostas do formulário inscrição. Já a programação do evento prevê atividades das 9h às 18h durante os dois dias.


Plano de Mobilidade
De acordo com a CNM, a iniciativa pode auxiliar os gestores municipais no desafio de elaborar os Planos Municipais de Mobilidade, que passa a ser obrigatório partir deste ano. Com isso, a entidade municipalista reconhece que a iniciativa – que conta com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) – promove o debate entre o governo e a sociedades civil organizada.

A oficina é parte das ações da campanha Bicicleta nos Planos desenvolvida pelos organizadores, desde dezembro de 2015. Desde de agosto de 2017, a campanha tem focada no engajamento das organizações da sociedade civil de 30 diferentes cidades, em que foram coletados PlanMobs já elaborados, em fase de elaboração ou PlanMobs ainda não iniciados para incidir sobre a inclusão da bicicleta nestes planos e sua implementação.

Acesse o guia Incluindo a Bicicleta nos Planos e confira como formas as atividades no Norte e no Sul


Notícias relacionadas