Home / Comunicação / Inscrições para participar da 16ª Semana Nacional de Museus ficam abertas até 12 de março

Notícias

28/11/2017

Compartilhe esta notícia:

Inscrições para participar da 16ª Semana Nacional de Museus ficam abertas até 12 de março

museu paulista gov sao pauloO Dia Internacional de Museus é comemorado no dia 18 de maio e, para celebrá-lo, será realizada a 16ª Semana Nacional de Museus, entre os dias 14 e 20 de maio de 2018. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a iniciativa pretende que museus e outras entidades culturais interessadas em participar promovam eventos com o intuito de proporcionar às respectivas comunidades a reflexão, a discussão e a troca de experiências sobre o tema proposto para o ano.

Para a edição de 2018, o tema abordado durante a semana foi sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e será “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

As inscrições encontram-se abertas até o dia 12 de março, por meio de formulário eletrônico. As instituições municipais que se inscreverem deverão realizar os eventos propostos por elas mesmas – como, por exemplo, visitas mediadas, exposições, shows, exibição de filmes e palestras – e, por sua vez, o Ibram mobilizará o setor museológico, divulgando a temporada cultural e produzindo e distribuindo o guia da programação da 16ª Semana Nacional de Museus.

Posição CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) identifica a relevância da 16ª Semana Nacional de Museus quanto iniciativa fomentadora de articulação do setor museológico brasileiro e, portanto, proveitosa para os museus e outras entidades culturais municipais.

Contudo, a CNM adverte às instituições municipais interessadas em participar que apresentem propostas de eventos exequíveis, que respeitem as respectivas realidades em termos de recursos humanos, estruturais e financeiros.

Agência CNM com informações do Ibram


Notícias relacionadas