Home / Comunicação / Ministro do TCU destaca a importância da governança pública em Foz do Iguaçu (PR)

Notícias

27/11/2017

Compartilhe esta notícia:

Ministro do TCU destaca a importância da governança pública em Foz do Iguaçu (PR)

Ag. CNMA governança pública foi o tema do primeiro painel do Diálogo Municipalista e do IV Encontro Brasileiro das Cidades Histórica, Turística e Patrimônio Mundial em Foz do Iguaçu, no Paraná. O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, destacou que a falta governança deve estar em todos os Municípios brasileiros.

Nardes classificou que a ausência da governança pública inviabiliza o País e traz prejuízos astronômicos. “Eu fiz uma soma e em quase três anos o impacto negativo da governança é de mais de R$ 1,5 trilhão”, calculou. Ele destacou esse tema está em presente em vários aspectos da administração pública. “Tudo passa pela governança e ela deve ser tratada em todos os lugares. Todo mundo tem que entrar nessa questão”, reforçou.

Nesse sentido, o ministro avaliou que o combate ao desperdício na administração pública e a fiscalização devem ser formas de aprimorar o princípio da governança.

Trabalho do TCU

Ainda em sua apresentação, Nardes fez um histórico com as recentes atuações do TCU para contribuir com os Municípios sobre problemas relacionados à falta de governança. Um deles está voltado a parcerias com todos os Tribunais de Contas do País no sentido de identificar gargalos e tentar uma coordenação na política nacional para vencer os desafios atuais e comuns no Brasil.

“Temos que trocar boas práticas, trocar ideias para evolução. Tudo tem a ver com a governança, pois temos que instrumentalizar o Estado o mais rápido possível para montar uma estratégia de futuro para o Brasil” defendeu.

O ministro finalizou ao ressaltar que a ideia do Tribunal é apoiar os Municípios das Cidades Históricas por meio de auditorias para orientar os gestores em relação à aplicação de recursos que possam estimular o Turismo nesses Municípios. A programação do Diálogo Municipalista e do IV Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial continua na tarde desta segunda-feira, 27 de novembro. 

O 4º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turística e Patrimônio Mundial é promovido pela CNM em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e conta com o apoio institucional da prefeitura de Foz do Iguaçu e com apoio financeiro da Caixa Econômica Federal, da Editora Positivo, do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Itaipu Binacional e governo federal. Além disso, conta com o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). 

 


Notícias relacionadas