Home / Comunicação / Município de Monteiro Lobato (SP) é piloto em projeto de cidade inteligente

Notícias

30/01/2018

Compartilhe esta notícia:

Município de Monteiro Lobato (SP) é piloto em projeto de cidade inteligente

ODS9Reestruturar o Município para que ele seja referência no Brasil para Municípios com menos de 10 mil habitantes. Para tal, a prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela Britto, está implementando na região o programa Monteiro Lobato Cidade Inteligente, Humana e Encantada.

“Começamos com o projeto em 2013. Depois assinei um convênio para ser o Município piloto do governo do Estado. Baseada nos três eixos – Inteligente, Encantada e Humana – a iniciativa é mais um passo para que a cidade seja reconhecida como uma das primeiras Smart Cities com população abaixo de 10 mil habitantes. O primeiro eixo está ligado a questões de tecnologia. O segundo integra todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). E o terceiro transforma a nossa localidade numa cidade temática”, completa.

A ação integra especialmente o ODS 9, que trata da construção de infraestruturas robustas, além de promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. Para tal, visa a garantir que todos os locais disponham das infraestruturas necessárias para se conectar ao resto do mundo. “Nós desejamos ter consciência em termos de sustentabilidade com capacitação de toda cidade. Para tanto, vamos colocar wi-fi nas praças e promover a sistematização de projetos, por exemplo”, finaliza a prefeita.

Enquanto as metas estabelecidas por esse ODS são, em sua grande parte, atribuições da União segundo a Constituição Federal, é obrigação legal do Município elaborar projeto específico que contenha definição de diretrizes específicas e de áreas que serão utilizadas para infraestrutura do sistema viário, equipamentos e instalações públicas, urbanas e sociais.

O Estatuto da Cidade traz a política urbana que tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana. Dentre as diretrizes gerais, está o tratamento prioritário às obras e edificações de infraestrutura de energia, telecomunicações, abastecimento de água e saneamento.

ODS nos Municípios
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis integram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, firmada com vários países do mundo, que tem como objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas.

Para estimular a implementação dos ODS pelos Municípios, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realiza, até o dia 4 de fevereiro, a campanha Municípios pelo Amanhã, quando apresenta todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e pede que os Municípios enviem boas práticas na implementação dos ODS.

Participe. Saiba como acessando aqui o portal da CNM.

 


Notícias relacionadas