Home / Comunicação / Municípios gaúchos podem participar de curso gratuito sobre gestão cultural

Notícias

28/09/2017

Compartilhe esta notícia:

Municípios gaúchos podem participar de curso gratuito sobre gestão cultural

28072017 curso gestao culturaMunicípios podem participar do curso de extensão Gestão Cultural: desenvolvimento, território e sociedade, que será realizado no decorrer dos meses de outubro e novembro de 2017. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que a iniciativa é do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Ministério da Cultura.

A CNM destaca que serão oferecidas gratuitamente 60 vagas. O curso de modalidade presencial possui uma carga horária total de 30 horas, divididas em encontros semanais, que serão realizados no período noturno, na Faculdade de Ciências Econômicas – campus centro, da Universidade, em Porto Alegre (RS).

As aulas tratarão sobre as seguintes temáticas: a) economia da cultura e políticas públicas: o panorama brasileiro; b) gestão de equipamentos culturais no Brasil: organização, coordenação e desafios; c) gestão de projetos: planejamento, monitoramento e avaliação; d) cultura na prática: formulação e execução de projetos; e) experiências internacionais em gestão cultural; f) compartilhando aprendizados e perspectivas: gestão cultural, território e realidade social.

O curso tem como um de seus objetivos capacitar gestores culturais atuantes em entidades públicas e privadas para o planejamento, a formulação e a implementação de projetos culturais. Os interessados deverão se inscrever até o dia 29 de setembro. Os candidatos necessitam comprovar que desenvolvem trabalho na área cultural e/ou criativa.

Ao reconhecer a importância do fomento à qualificação voltada para a formulação, implementação e avaliação de políticas de cultura no âmbito da gestão pública municipal, a CNM recomenda que os gestores públicos incentivem os respectivos conselheiros de cultura e servidores, em especial, os de cargo efetivo, a participarem desse curso gratuito.

Para mais informações acesse aqui.


Notícias relacionadas