Home / Comunicação / ODS é tema de Congresso Pernambucano de Municípios

Notícias

09/04/2018

Compartilhe esta notícia:

ODS é tema de Congresso Pernambucano de Municípios

AmupeOs Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram os tema centrais do 5º Congresso Pernambucano de Municípios. Promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o evento reuniu gestores de todo Estado nos dias 5 e 6, em Olinda (PE).

O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, é um dos representantes dos Municípios e da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na Comissão Nacional para os ODS (CNODS). Na abertura do evento, Patriota reforçou a importância dos ODS e disse se tratar de uma agenda para toda a humanidade. Aproveitou também para fazer um apelo para que as próximas gestões da entidade mantenham a “chama acesa” e promovam mais eventos desse porte.

A CNM esteve presente no evento, representada por técnicos, consultores e diretores. O consultor Eduardo Stranz falou sobre as ações da entidade que tem contribuído para o alcance dos ODS e a segunda fase do projeto Localizando os ODS no Brasil, uma iniciativa da CNM em parceria com a Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART-Pnud).

O evento contou com a presença de importantes autoridades políticas, além de secretários de estado, deputados estaduais e federais e prefeitos. O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Oswaldo Ramos, destacou o papel dos Municípios nas parcerias para o desenvolvimento socioeconômico, exemplificando Afogados da Ingazeira, que tem contado com boas práticas de incentivo ao micro e pequeno empresário.

Durante a solenidade de abertura houve também a assinatura do Memorando de Entendimento entre Governo do Estado, Amupe e o Pnud, para a criação de um marco de cooperação e agenda técnica-institucional com foco no fortalecimento das capacidades de gestão e implementação de políticas públicas no âmbito da agenda 2030.

Além disso, foi instituída a Comissão Estadual para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com a finalidade de promover a articulação, a mobilização e o diálogo com os órgãos e entidades municipais e a sociedade civil para atingir objetivos de desenvolvimento sustentável, difundir e dar transparência ao processo de implementação da agenda 2030 no Estado.

O Secretário Executivo da CNODS, Henrique Villa, destacou a importância dos Municípios: “O Município implementa a agenda. É lá onde tudo ocorre. O Estado Nação é apenas ficção, quem efetivamente entra na linha de frente são os estados e sobretudo os Municípios. É preciso ver esses 17 objetivos dentro da prioridade de cada um”.

Boas práticas
O prefeito de Barcarena (PA), Antônio Vilaça, foi um dos palestrantes convidados e falou sobre a experiência do Município, que é referência em ODS. O prefeito detalhou a situação da cidade 5 anos atrás e como atua junto às suas secretarias para recuperar o Município durante seu mandato e alinhar os ODS.

Segundo o prefeito, os investimentos e a melhor utilização de recursos nas áreas de Educação, Saúde e Saneamento são as prioridades em seu mandato. Ele reforçou também a capacidade de agregar reconhecimento local e global, entregar bens e serviços para as populações locais com o conjunto de recursos disponíveis, que é o ODS 17.

Próximos eventos
A CNM lembra que durante os dias 25 à 27 de abril, será realizada uma Oficina de Localização da Agenda 2030, em Belém, no Estado do Pará. As inscrições podem ser realizadas por meio do seguinte e-mail: redeodsbrasil@gmail.com.

Mais informações aqui

Com informações da Amupe


Notícias relacionadas