Home / Comunicação / ONU-Habitat abre chamada para a escolha da cidade-sede do 11.º Fórum Urbano Mundial

Notícias

07/05/2018

Compartilhe esta notícia:

ONU-Habitat abre chamada para a escolha da cidade-sede do 11.º Fórum Urbano Mundial

wuf 2022A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que as cidades brasileiras que tiverem interesse em sediar o 11º Fórum Urbano Mundial têm até o dia 30 de julho para registrarem a confirmação. A edição do evento está prevista para ser realizada em 2022. O Fórum tem como objetivo contribuir para a mobilização global como forma de fortalecer a visão comum sobre o desenvolvimento urbano sustentável, bem como avançar na consecução da Agenda 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana.

O Fórum Urbano Mundial é organizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Antes da edição de 2022, a cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, vai receber, em 2020, a 10ª edição do evento. Essa será a primeira vez que o encontro é promovido na região do Oriente Médio e será uma oportunidade para rever a implementação da Nova Agenda Urbana (NAU).

A CNM destaca ainda que outras importantes cidades do mundo sediaram o evento. O primeiro encontro ocorreu em 2002, em Nairóbi, no Quênia. Após essa edição, o Fórum Urbano Mundial passou a ser realizado a cada dois anos em diferentes Municípios. As cidades que sediaram as edições subsequentes foram em Barcelona, na Espanha; Vancouver, no Canadá; Nanjing, na China; Rio de Janeiro, no Brasil; Nápoles, na Itália; e Medellín, na Colômbia.

A 8ª edição foi em Quito, no Equador, em 2016 e ocorreu concomitante à III Habitat. Já a 9ª foi neste ano, na cidade de Kuala Lumpur, na Malásia. Clique aqui para mais informações sobre os procedimentos de candidatura. 


Notícias relacionadas