Home / Comunicação / Políticas públicas de educação integram debate em arena temática durante a XXI Marcha

Notícias

17/04/2018

Compartilhe esta notícia:

Políticas públicas de educação integram debate em arena temática durante a XXI Marcha

17042018 MarchaGeralVisando aprofundar o debate sobre temas diretamente relacionados à gestão municipal, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai promover arenas temáticas durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento ocorre de 21 a 24 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal.

Um dos temas tratados será o futuro do financiamento da Educação Básica. Entre os principais problemas enfrentado e que serão tratados na arena, estão o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a manutenção de creches, além do reajuste do Piso Nacional do Magistério e dos valores dos programas federais.

A CNM acompanha e lembra que, nos últimos anos, as políticas públicas de educação vêm sendo executadas principalmente por meio de programas e convênios entre União, Estados e Municípios. No entanto, a transferência de responsabilidades, principalmente da União para os Municípios, configura um cenário de sobrecarga às administrações municipais no que diz respeito à prestação de serviços básicos à população brasileira.

Arenas Temáticas

Nos últimos dias de programação da XXI Marcha a Brasília, as arenas temáticas vão ouvir os gestores municipais e os problemas por eles enfrentados que afetam a governabilidade e a autonomia municipal. Além de educação, serão tratados temas como saneamento básico, turismo, saúde, cultura, trânsito, defesa civil, entre outros.

Ao final, as principais propostas apresentadas integrarão a carta “Compromisso com o Brasil”. O documento será entregue aos candidatos à presidência da República, para que conheçam e entendam as principais necessidades dos Municípios brasileiros

Para participar das arenas temáticas é necessário fazer inscrição na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. As inscrições têm preço promocional até o dia 20 de abril. Lembrando que prefeitos conveniados com a CNM não pagam inscrição. Saiba como participar no portal: www.marcha.cnm.org.br.


Notícias relacionadas