Home / Comunicação / Por acreditar no crescimento, São José da Coroa Grande busca estruturar e revitalizar atrativos turísticos

Notícias

07/03/2018

Compartilhe esta notícia:

Por acreditar no crescimento, São José da Coroa Grande busca estruturar e revitalizar atrativos turísticos

“No momento, a indústria que mais cresce no Brasil e no mundo é o Turismo”. Com esse entendimento, o prefeito de São José da Coroa Grande (PE), Jaziel Lages, busca desenvolver novas potencialidades para expandir as atividades para a área rural. Com natureza abençoada, o Município pernambucano conta com praias, manguezais, rio e forte mão de obra rural, principalmente na produção de farinha. Em busca de novas estratégias, o gestor buscou atendimento técnico na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Acompanhado do assessor, Atanil da Silva, o prefeito foi recebido pela especialista da área, Marta Feitosa, e obteve importantes esclarecimentos para nortear as próximas ações de sua gestão. Dentre as medidas já adotadas pelo gestor, destaca-se a reinserção da região no Mapa do Turismo Brasileiro. De acordo com relatos dele, há 23 anos a localidade não constava no instrumento nacional, que lista os Municípios com estratégias de desenvolvimento focadas no Turismo.

Além de ter revitalizado as praias para voltar a recebe a malha turística, o prefeito também tem buscado parcerias para criar uma rota turística que valorize os mangues. “Temos três espécies de mangue, e nenhum Municípios concentra três especiais, só São José da Coroa Grande. Ao todo, no Brasil são sete espécies”, contou o Lages. Por meio de parceria com a universidade federal, a prefeitura deseja fazer um aquário destinado a visitação e para instalação de um observatório das especiais de caranguejo. Divulgação 

Inovação 
Este ano, uma inovação já foi conferida na cidade. Segundo o prefeito, uma ilha, que se forma dentro do mar e muda de lugar, foi explorada com ponto turístico e recebeu diversos turistas durante o carnaval. A beleza natura foi chamada de ilha da fantasia. Agora, dentre as prioridades, o gestor quer estrutura uma orla gastronômica, com barracas de atendimento ao público.

Para isso, Lages tem buscado meios para desenvolver a orla e para promover a capacitação da população, que atuará direta e indiretamente na prestação de serviços. “Vim buscar capacitação para que a gente possa desenvolver mais o Turismo”, contou o prefeito. Ele destacou que com o crescimento do Turismo será possível criar emprego e renda, além de promover a qualificação e capacitação dos jovens. A motivação de Lages está nos dados mencionados por ele: “em toda essa crise, que o país está atravessando, o Turismo cresceu 147%”. O gestor reconhece que é preciso ter estrutura para receber os turistas, e para alcançar este objetivo tem trabalhado intensamente.

Leia também: Após orientações da CNM, Sertaneja (PR) registra avanços importantes na área de Turismo


Notícias relacionadas