Home / Comunicação / Potencial agropecuário pode desenvolver turismo municipal, alerta técnica da CNM

Notícias

04/05/2018

Compartilhe esta notícia:

Potencial agropecuário pode desenvolver turismo municipal, alerta técnica da CNM

Ag CNMNa busca por informações acerca de ações que possam melhorar e incrementar a receita municipal, o prefeito de Santo Antônio do Rio Abaixo (MG), Jorge Antônio de Sá, esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta sexta-feira, 4 de maio. Na entidade, o gestor e a secretária de Administração do Município, Aline Dias de Sá, foram atendidos pelas áreas técnicas de Turismo e Desenvolvimento Rural, Institucional, Finanças e Assistência Social.

O prefeito explicou à Agência de Notícias da CNM que o motivo da visita à entidade foi para buscar informações no intuito de aprimorar a sua administração municipal. “Vim para saber como posso melhorar o turismo e como posso organizar a questão da agricultura no meu Município”, disse.

A técnica de Turismo da CNM, Marta Feitosa, orientou os gestores municipais sobre como aproveitar o potencial agropecuário no desenvolvimento do turismo local. “Como o Município é forte na produção de leite e derivados, o senhor pode aproveitar para promover uma feira, uma exposição que tenha o principal produto agropecuário do Município em destaque. Assim, o senhor consegue unir o útil ao agradável e atrair turistas para a região”, explicou.

Por ser um Município com muito potencial para o ecoturismo devido à grande quantidade de atrativos naturais, a técnica orientou ainda sobre a importância do mapeamento dos atrativos e dos serviços turísticos existentes no Município por meio da realização do inventário da oferta turística e sobre a importância do planejamento do turismo no Município.

Após ser atendido pela área de Turismo, o prefeito solicitou orientações ao técnico da área de Desenvolvimento Rural da CNM, Osni Rocha, sobre como estabelecer a normatização dos padrões de qualidade dos produtos lácteos. O técnico da CNM destacou a importância da implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que é o mecanismo utilizado para atestar a qualidade sanitária dos produtos agroindustriais de origem animal.

A orientação do técnico é que uma das maneiras de executar o serviço é verificar a necessidade dos Municípios vizinhos na implantação do serviço e organizar um consórcio. Segundo o técnico, a parceria seria uma solução do problema, porque atenderia a todos, fazendo com que cumprissem essa exigência estabelecida aos Municípios. Além disso, ainda seria uma maneira de reduzir os custos de criação e manutenção do serviço.

XXI
O prefeito aproveitou a visita à CNM para confirmar sua participação na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre entre os dias 21 e 24 de maio, em Brasília.


Notícias relacionadas