Home / Comunicação / Prefeito brasileiro assume presidência do Comitê Binacional de Fronteira

Notícias

16/05/2018

Compartilhe esta notícia:

Prefeito brasileiro assume presidência do Comitê Binacional de Fronteira

16052018 presidente presidente comiteO prefeito de Jaguarão (RS), Favio Telis, tomou posse nesta segunda-feira, 14 de maio, como novo presidente do Comitê Binacional de Fronteira. O grupo, que reúne gestores municipais do Brasil e do Uruguai, tem o escopo de representar as demandas dos Municípios que compõem o comitê e, principalmente, o calendário turístico e cultural que une as fronteiras.

Segundo o novo presidente, entre as metas de sua gestão está a união de forças políticas entre Congresso de Intendentes do Uruguai, prefeitos e Alcaldes, em torno de uma agenda de desenvolvimento para as cidades gêmeas de fronteiras e para pressionar demais esferas do governo para atender as necessidades dos Municípios.

Favio destacou a importância de unificar o grupo para buscar soluções efetivas para os problemas das cidades de fronteira. “Primeiro precisamos desta união para fortalecer o Comitê e, assim, darmos início as reuniões de trabalho para efetivamente buscarmos soluções para os problemas”, disse o prefeito.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanha grupos desse formato, por entender que o desenvolvimento de uma região de fronteira não é uma tarefa apenas dos campos econômico, político e social. E a verdadeira integração, que consolida relações duradouras, depende também da integração das pessoas e dos povos.

O gestor esteve na sede da CNM, em Brasília, no mês de março, para buscar apoio da entidade para fortalecer relação com os gestores das regiões fronteiriças. Na oportunidade, o prefeito aproveitou para conceder entrevista à Agência de Notícias da CNM. Ele destacou que “a CNM sempre participou e é a grande alavancadora do municipalismo”.

Escolha
A escolha do prefeito Favio Telis se deu em virtude da alternância de poder entre os dois países na gestão do Comitê. O fato de o novo presidente liderar um grupo de prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), no ano passado, também é considerado fundamental na decisão dos Intendentes, prefeitos e Alcaldes, para alavancar a representatividade política do Comitê.

Durante o encontro, muitos assuntos foram debatidos, entre eles, a pauta da instalação dos free shops no lado brasileiro e os desafios dos gestores para capacitação dos trabalhadores para atuarem nestas lojas. Além disso, foram tratados temas relacionados a infraestrutura dos Municípios e as formas de acessar linhas de créditos para realizar obras de saneamento, pavimentação, entre outras. O presidente disse ainda que este mês estará em Brasília já tratando das pautas elencadas no encontro e anunciou que a nova reunião do Comitê deverá ser realizada em junho.

Municípios de Fronteira na Marcha
Na segunda-feira, 21 de maio, às 14h30, durante da 21ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios será organizada sessão sobre “Municípios de Fronteira e Acordos Internacionais”, a qual será coordenada pelo prefeito de Jaguarão. Nos debates, serão apresentados os resultados e demandas da reunião do Comitê Binacional de Fronteira realizada no dia 14, bem como as demandas dos outros arcos de fronteira. A sessão contará ainda com a participação do chefe da Divisão da Argentina e do Uruguai do Ministério das Relações Exteriores. Os Municípios de Faixa de Fronteira estão convidados a participar nesse debate de forma a fortalecer a agenda municipalista sobre o tema.

Com informações da Prefeitura de Jaraguão


Notícias relacionadas