Home / Comunicação / Prefeito de Manaquiri (AM) representa Flacma em reunião com a União Europeia

Notícias

26/04/2018

Compartilhe esta notícia:

Prefeito de Manaquiri (AM) representa Flacma em reunião com a União Europeia

Ag CNMO prefeito de Manaquiri (AM), Jair Aguiar Souto, participou da 5ª Reunião do Comitê Diretor Regional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia da América Latina (GCoM-LAC) nesta quarta-feira, 25 de abril. O prefeito, acompanhado pela assessora Internacional da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Tatiane Vieira de Jesus, representou a Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) na reunião na sede da delegação da União Europeia no Brasil, em Brasília.

No encontro, o embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho, ressaltou o compromisso da UE de enfrentar o problema das mudanças climáticas com a união de esforços e, nesse sentido, a atuação dos governos locais é de suma importância. Segundo Cravinho, “o Pacto Global de Prefeitos se insere num grande compromisso político da União Europeia: a diplomacia do clima”.

Jair Souto destacou a importância de se levar em conta as particularidades de cada local no momento de definir e implementar ações e políticas públicas voltadas para a questão climática e energética. “Devemos entender as questões estruturais, políticas e institucionais de cada país para entender a implementação de políticas e indicadores climáticos”, disse.

O Pacto e a Flacma
O Pacto Global de Prefeitos é a maior coalização mundial de governos locais comprometidos com a causa climática. Ele é financiado pela União Europeia e visa a que os Municípios que assinem sua Carta Compromisso reduzam suas emissões de gases de efeito estufa.

A Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais é uma organização municipalista que representa mais de 14 mil cidades e governos municipais de 22 países. No Pacto, a Flacma atua no Comitê Diretor Regional, o órgão em que estratégias e atividades executivas e operacionais regionais são alinhadas e decisões chave são tomadas para países da América Latina e Caribe.

Mais informações podem ser encontradas no site ou enviadas ao e-mail info-pga@iuc-la.eu ou no site.


Notícias relacionadas