Home / Comunicação / Prêmio ODS Brasil é lançado durante Seminário em Brasília

Notícias

04/05/2018

Compartilhe esta notícia:

Prêmio ODS Brasil é lançado durante Seminário em Brasília

Ag CNMA sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi palco do lançamento da primeira edição do Prêmio Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Prêmio ODS Brasil). O lançamento aconteceu durante seminário sobre o tema nesta sexta-feira, 4 de maio.

O Prêmio ODS Brasil é uma iniciativa do Governo Federal e será concedido bienalmente, até 2030 e vai premiar práticas alinhadas aos ODS, em vigor, que tenham gerado ações transformadoras no contexto do território onde estão inseridas.

Representando a CNM, integrou a mesa do Seminário, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, que também representa os Municípios e a CNM no Comissão Nacional dos ODS. "A agenda 2030 faz algo que a gente nunca vê que é colocar os instrumentos em função do ser humano. Nada justifica se não for pelo bem estar da humanidade, de uma vida justa e mais igual para os seres humanos", completa.

Os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável integram a Agenda 2030, que tem como objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. A Agenda foi adotada pelos países membros das Nações Unidas, em 2015. O diretor de país do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Didier Trebucq, ressaltou a importância da participação dos Municípios. “Acho que o lançamento do Prêmio ODS é muito importante para reforçar a apropriação dessa agenda a nível local, pelos estados e pelos Municípios, em particular. Disseminar essas boas práticas também é fundamental”, finaliza.

Ag CNM

O representante da subchefia de assuntos federativos da presidência da República, coronel José Wilson, ressaltou a importância dos ODS para o Brasil. “Entendemos que ao se buscar conseguir atingir os ODS, buscamos um Brasil mais justo e melhor. E é nos Municípios onde temos a atuação mais presente, mais forte e é onde, certamente, os prefeitos, gestores municipais e componentes da sociedade vão buscar esse Prêmio que hoje é lançado”, afirma.

Os ODS e a CNM
Durante o Seminário de lançamento do Prêmio, as ações da CNM na aplicação e divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis nos Municípios foram apresentadas. A colaboradora da área internacional da CNM, Isabella Santos, apresentou as ações promovidas pela CNM para na localização dos ODS nos Municípios. “Nós buscamos sensibilizar os gestores locais sobre a importância da implementação dos Objetivos nos Municípios para alcançar as metas da Agenda 2030. Entre as ações, criamos a Mandala ODS, uma ferramenta online que mostra indicadores municipais que tem uma periodicidade de até 2 anos, para que o gestor consiga acompanhar as ações dele durante seu mandato”, cita.

Sobre o Prêmio ODS Brasil
As inscrições para o Prêmio ODS Brasil estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 7 de maio e vão até o dia 29 de junho. Poderão ser inscritas práticas desenvolvidas por Governos estaduais, municipais e do Distrito Federal, organizações da sociedade civil com fins lucrativos e sem fins lucrativos, instituições de ensino, pesquisa e extensão públicas ou privadas, com CNPJ ativo, com foco na implementação de um ou mais ODS.

De acordo com o Secretário Nacional de Articulação Social e secretário-executivo da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), Henrique Villa, o Prêmio leva em consideração três vertentes. “A primeira é incentivar, valorizar e dar visibilidade às práticas desenvolvidas pelos governos estaduais, municipais e Distrito Federal e pela sociedade civil que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no território brasileiro. Em seguida, visa contribuir para a formação de um "banco de práticas" que servirá de referência para a implementação e a disseminação da Agenda 2030. E por fim, estimular o envolvimento dos diversos segmentos da sociedade, de governo e das instituições de ensino, pesquisa e extensão para o fomento de práticas que contribuam para as dimensões da Agenda 2030”, finaliza.

Cada instituição poderá inscrever no máximo três práticas, cada uma em inscrição separada. Para saber mais sobre o Prêmio ODS Brasil, basta acessar o portal: www.odsbrasil.gov.br

Confira aqui a publicação sobre o Prêmio ODS Brasil 2018 no Diário Oficial da União.


Notícias relacionadas