Home / Comunicação / Roda de Conhecimento traz exemplo de Município que implementou coordenadoria de Defesa Civil

Notícias

12/04/2018

Compartilhe esta notícia:

Roda de Conhecimento traz exemplo de Município que implementou coordenadoria de Defesa Civil

roda de conhecimentoA Roda de Conhecimento desta semana tratou sobre como trabalhar a defesa civil no Município na gestão de risco e prevenção de desastres. O técnico da área de proteção e defesa civil da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Johnny Amorim, cita que a maior preocupação no Brasil é a questão principalmente de mudanças climáticas como excesso ou escassez de chuva.

“Os danos e prejuízos, as vezes, infelizmente, são por falta de conhecimento dos Municípios, de não ter uma coordenadoria de Defesa Civil. Ele acaba perdendo e não sabe como pedir ajuda de outros órgãos para tentar minimizar os danos”, completa.

A transmissão contou ainda com a participação do prefeito de Novo Airão (AM), Wilton Pereira dos Santos. Na oportunidade, ele lembrou o que a defesa civil é feita pela sociedade. “Municípios pequenos como o meu, nós temos a coordenadoria de defesa civil constituída com dois funcionários pagos. As emergências são feitas de forma voluntária, com a participação da sociedade”, afirmou.

A CNM disponibiliza uma cartilha para orientar os Municípios com relação à criação da coordenadoria municipal de proteção e defesa civil. “Se a defesa civil tiver atuando de forma adequada, vai conseguir ajuda de todas as esferas”, disse o técnico. O documento está disponível gratuitamente no portal do Observatório dos Desastres. Basta acessar: www.desastres.cnm.org.br

Roda de Conhecimento

A Roda de Conhecimento é transmitida todas as quintas-feiras, a partir das 10h. Para participar, basta acessar a página da CNM no Facebook ou no Youtube.

Confira abaixo como foi a Roda de Conhecimento

 


Notícias relacionadas