Home / Comunicação / Tibagi (PR) vira referência em coleta do lixo ao firmar parceria com catadores de materiais recicláveis

Notícias

08/06/2018

Compartilhe esta notícia:

Tibagi (PR) vira referência em coleta do lixo ao firmar parceria com catadores de materiais recicláveis

O Município paranaense de Tibagi implementou uma iniciativa que conseguiu associar a destinação correta dos resíduos sólidos à geração de renda para a população local. O projeto, conhecido como Recicla Tibagi, recebeu várias premiações e virou uma referência no Estado do Paraná. A apresentação desta ação é mais um destaque da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta semana e faz parte da campanha Municípios Lixo Zero – Um desafios de todos.

A iniciativa do Município nasceu da parceria da prefeitura com membros da população. O projeto beneficia mais de 90 pessoas que fazem parte da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti). Os associados prestam serviços para a cidade como a coleta do lixo e a varredura no Município. Por sua vez, a prefeitura fornece equipamento de proteção individual, auxílio na alimentação dos associados e em questões relacionadas à infraestrutura. Ainda contribui com o transporte dos associados para a Central de Triagem e Compostagem.

O lixo recolhido é armazenado nesta central. O local nasceu da necessidade de desativar o lixão e propor condições dignas de trabalho para os associados. No espaço, é feita a separação do material que pode ser reciclado do orgânico. O reciclado passa por outros processos até ser vendido. No caso do orgânico, os associados fazem a compostagem. Depois disso, o composto é comercializado para floricultores. MG 9725

Premiações e Conscientização

A prefeitura também promove ações para conscientizar a população sobre a coleta seletiva e outras atividades relacionadas à destinação correta dos resíduos sólidos. O reconhecimento da iniciativa ocorreu em diversas oportunidades. Em 2009, o Município foi premiado pelo Instituto Ambiental do Paraná. No ano seguinte, recebeu o Troféu Roteiros do Brasil, entregue pelo Ministério do Turismo.

Em 2011, ganhou o prêmio Eco-Cidade, oferecido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). No ano seguinte, recebeu o prêmio Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana, na categoria Resíduos Sólidos Urbanos do Ministério do Meio Ambiente. A CNM endossou o reconhecimento no ano passado.

Com informações da prefeitura de Tibagi


Notícias relacionadas